PUBLICIDADE

Neblina: como dirigir com segurança dentro do nevoeiro

Allianz orienta sobre cuidados de direção em situação de nevoeiro; veja seis dicas para sua segurança

6 abr 2021 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários
Neblina na estrada: uma das situações mais perigosas com o automóvel.
Neblina na estrada: uma das situações mais perigosas com o automóvel.
Foto: Auto Papo / Reprodução

Com o fim do verão, os meses de outono e inverno proporcionam situações de nevoeiro nas estradas. É muito comum os motoristas encontrarem trechos de neblina. Mas nem todos têm a atitude correta ao volante. Ligar o pisca alerta, por exemplo, é perigoso! Veja a seguir algumas dicas de Marlon Teixeira, superintendente de Inspeções e Fornecedores (Auto) da Allianz Seguros.

Redução da velocidade e aumento da distância do veículo à frente -- A primeira e fundamental dica é reduzir a velocidade e aumentar a distância dos veículos que estão à frente. Dessa forma, em caso de uma parada inesperada do trânsito, o condutor terá maior tempo de reação.

Usar o farol baixo -- Os motoristas devem utilizar sempre o farol baixo em situações de neblina ou de nevoeiro. Uma vez que as gotículas de água que estão no ar, em caso de uso do farol alto, elas vão refletir como um espelho e bloquear a visão dos outros condutores.

Evite setas e pisca alerta -- É importante lembrar de não usar setas ou o aviso de pisca-alerta em situações desnecessárias. Caso seja realmente preciso, certifique-se de que os sinais estão em bom funcionamento. Vale a revisão antes de sair de casa.

Boa ventilação -- A boa ventilação, seja por meio do ar-condicionado ou da abertura dos vidros, se for possível, ajudam a melhorar a visibilidade. Assim como acionar o uso dos limpadores de pára-brisa, se estiverem bem regulados e em bom estado.

Não faça ultrapassagens -- Um reforço aos motoristas que estão dirigindo em situação de nevoeiro ou neblina é nunca realizar ultrapassagens, mesmo se for permitido naquele trecho, pois a visibilidade já está baixa e pode vir a ocasionar acidentes.

Evite o acostamento -- Caso o nevoeiro esteja muito denso e seja preciso parar, evite usar o acostamento e procure um lugar seguro. Assim como você, os outros motoristas também estão com dificuldades para enxergar e podem atingir o seu veículo no recuo, resultando em dados físicos e materiais.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade