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Morre Dr. Caoa, o homem que transformou a Hyundai e a Chery

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, cujo nome forma a sigla Caoa, morre aos 77 anos e deixa legado importantíssimo para Chery e Hyundai

14 ago 2021 - 11h22
(atualizado às 11h48)
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Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Dr. Caoa.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Dr. Caoa.
Foto: Caoa Hyundai / Divulgação

O fundador do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, morreu na madrugada deste sábado (14) em São Paulo, aos 77 anos. O empresário deixa um importante legado para a indústria automobilística, notadamente para as marcas Caoa Chery e Hyundai. Ele também era importador de carros da Subaru e lançou a Renault no Brasil, além de ser o maior distribuidor Ford da América do Sul.

“Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, disse a diretoria do Grupo Caoa numa nota. O velório será hoje no cemitério do Morumbi a partir das 14h30, seguido do sepultamento às 17h30. A empresa continuará sendo administrada com os mesmos executivos, pois tinha um plano de sucessão e governança. Carlos Alberto de Oliveira Andrade era médico de formação, mas desde 1979 atuava na indústria automobilística.

O início aconteceu em Campina Grande (PB), quando ele foi comprar um Ford Landau e não gostou do atendimento recebido. Decidiu então comprar a concessionária e mudar a forma de trabalhar. De lá para cá, Carlos Alberto de Oliveira Andrade se transformou no maior distribuidor Ford da América Latina. Depois se tornou importador da Renault, da Hyundai e da Subaru. 

O sucesso nas estratégias comerciais e pós-venda foi tão grande que Carlos Alberto de Oliveira Andrade passou a ser chamado simplesmente por Caoa, siga de seu nome, ou Dr. Carlos (internamente) e Dr. Caoa. Como industrial, passou a fabricar carros da coreana Hyundai e da chinesa Chery, que passou a se chamar Caoa Chery.

Dr. Caoa: o rei dos SUVs no mercado brasileiro.
Dr. Caoa: o rei dos SUVs no mercado brasileiro.
Foto: Wanezza Soares / Divulgação

A primeira experiência de Caoa como fabricante foi nos anos 1990, como representante da Renault. Nessa época, enfrentou a má vontade do consumidor brasileiro com carros franceses. Quando a Renault decidiu assumir a operação no Brasil, Caoa ficou sem marca.

Dr. Caoa era um executivo brilhante e extremamente ousado. Sua primeira experiência como importador aconteceu nos anos 1990, quando trouxe os carros da francesa Renault para o Brasil. Entretanto, a parceria terminou em litígio quando a Renault decidiu fabricar carros por conta própria. Caoa então entrou comprar a representação da japonesa Mitsubishi dos empresários Eduardo de Souza Ramos e Paulo Ferraz, mas não conseguiu.

Então decidiu assumir a coreana Hyundai, que tinha péssima imagem depois de fracassar nas mãos do Grupo Garavelo. Foi nesta marca, então desacreditada pelo mercado, que começou a grande revolução. Carlos Alberto de Oliveira Andrade transformou o Hyundai Tucson num fenômeno de vendas. Foi o primeiro SUV a desafiar a liderança do Ford EcoSport. Em 2007, o Hyundai Tucson só perdeu em vendas para o Ford EcoSport e o Mitsubishi Pajero.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade.
Foto: AE

Num período de cinco anos, o Tucson vendeu 115 mil unidades. Os anúncios da Caoa dominavam as primeiras páginas dos grandes jornais e as revistas semanais de informação geral, além de forte presença na televisão. O Tucson foi sucedido pelo Hyundai ix35, mas não saiu de linha. Mais tarde, o New Tucson também passou a ser fabricado pela Caoa Montadora em Anápolis (GO).

Dr. Caoa conseguiu a proeza de fabricar e vender o mesmo carro de três gerações diferentes, com posicionamentos diferentes. Por isso, demos a ele o rótulo de “rei dos SUVs”. E ele fez jus ao título. Quando salvou a chinesa Chery da falência, comprando 50%¨da empresa e criando a marca Caoa Chery, a estratégia foi a mesma: investir fortemente em bons SUVs. Hoje a Caoa Chery tem cinco carros da família Tiggo.

Todas as decisões da Caoa Chery eram tomadas em conjunto entre os profissionais brasileiros e chineses. As áreas de engenharia, marketing e pós-vendas, que são as mais importantes , possuem executivos chineses e brasileiros trabalhando em parceria. Carlos Alberto de Oliveira Andrade era o Chairman e participava ativamente de todas as decisões. Mas ele tinha dois homens-fortes ao seu lado: Mauro Correia, presidente da Caoa, e Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, que seguirão seu legado.

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