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Mobilidade: locadoras têm recorde de 49,6 milhões de diárias

Mudança da "posse do carro" para "cultura da utilização" e o aluguel para motoristas de aplicativos geram aumento de 6,6 milhões de diárias

17 mar 2020 - 17h58
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Chevrolet Onix: um dos carros preferidos pelos motoristas de aplicativos.
Chevrolet Onix: um dos carros preferidos pelos motoristas de aplicativos.
Foto: VW / Revista Carro

O balanço anual do setor de locação de veículos reforça a mudança de comportamento do consumidor brasileiro em sua relação com o automóvel. Para a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), responsável pelo censo, o crescimento do número de diárias (de 43 milhões em 2018 para 49,6 milhões em 2019) torna nítida a migração da cultura "da posse" para uma nova cultura com foco no pagamento pela "utilização" dos carros.

A associação atribui o novo recorde anual de diárias vendidas pelas locadoras principalmente a dois fatores: ao crescimento da demanda por parte de pessoas que passam a alugar veículos por longos períodos, em vez de comprá-los; e, também, à crescente quantidade de locações para motoristas de aplicativos de transporte.

"Esse Censo anual ratifica que o brasileiro, cada vez mais, pensa mais de duas vezes antes de adquirir novos veículos", avalia o presidente do Conselho Nacional da Abla, Paulo Miguel Junior. "As vendas ao varejo encolheram nos últimos 10 anos, variando negativamente de 2,8 milhões para 1,5 milhão de automóveis.".

Jeep Renegade: um dos campeões das locadoras de automóveis.
Jeep Renegade: um dos campeões das locadoras de automóveis.
Foto: Divulgação

Para Paulo Miguel Junior, as estatísticas da locação de veículos também ajudam a ratificar, com números, essa mudança de comportamento do consumidor. "Até então, a troca do desejo de ter um carro para o interesse em pagar somente pelo seu uso vinha sendo observada apenas como uma tendência de mercado", diz. "Carro alugado é solução de mobilidade e, a partir da análise do balanço anual do nosso setor, ficou claro que está em curso no Brasil a propagação da cultura de pagar menos pelo uso em vez gastar muito mais para ter a propriedade."

Além do aluguel de longa duração para pessoas físicas, a Abla atribui o recorde de 49,6 milhões de diárias vendidas em 2019 ao crescimento da demanda por parte de motoristas de aplicativos. Numa estimativa preliminar da Abla, da frota total de 997.416 veículos das locadoras, entre 150 mil e 200 mil carros estão alugados para esses motoristas. Para as locadoras, esse mercado representa mais uma oportunidade, mas também adaptações importantes no modelo de negócios para atender a esse tipo de demanda.

O Volkswagen Gol tem a maior parte de suas vendas feitas para frotistas.
O Volkswagen Gol tem a maior parte de suas vendas feitas para frotistas.
Foto: VW / Divulgação

O segmento de locação de veículos também bateu seu próprio recorde de emplacamentos em 2019. No ano passado, as locadoras compraram 22,8% do total de automóveis e comerciais leves comercializados no país, consolidando o setor como o principal cliente das montadoras. Em números absolutos, o setor de locação foi responsável por emplacar 541.346 unidades em 2019, ante 412.753 automóveis e comerciais leves comprados em 2018.

A frota total das locadoras chegou a 997.416 veículos, um aumento de 171.085 unidades em relação à frota total registrada ao final de 2018 (826.331). O número de locadoras subiu de 8.033 em 2018 para 10.812 ao final de 2019.

A locação diária para pessoas físicas passou a ter 48% de participação na frota total das locadoras, subdividida da seguinte forma: 26% da frota utilizada no turismo de lazer e 22% no turismo de negócios. Já o aluguel para empresas, órgãos públicos (terceirização de frotas), locação de longo prazo para pessoas físicas e para motoristas de aplicativos ficou com 52% de participação dentro da frota total das locadoras.

Quanto ao faturamento bruto anual das locadoras de veículos, em 2019 o setor atingiu R$ 21,8 bilhões, enquanto o faturamento líquido foi de R$ 19 bilhões. Em 2018, o faturamento bruto do setor havia sido de R$ 15,3 bilhões, com faturamento líquido de R$ 13,9 bilhões.

Ford Ka Sedan: forte presença nas locações da marca.
Ford Ka Sedan: forte presença nas locações da marca.
Foto: Ford / Divulgação

Pelo quarto ano consecutivo, a General Motors ocupou a liderança do ranking dos automóveis e comerciais leves zero km mais emplacados pelas locadoras em 2019, com participação de 24%, o que equivale a 130.424 unidades vendidas ao setor de locação. O ranking das maiores montadoras por vendas ao setor de locação em 2019 tem ainda, na sequência, FCA (19,9%), Volkswagen (19,5%), Renault (13,9%) e Ford (12,74%).

A publicação trouxe pelo terceiro ano consecutivo o total de empregos diretos no setor de locação em cada estado da Federação. No âmbito nacional, o número de empregos diretos atingiu 75.104 postos de trabalho, variação positiva de 3.497 vagas a mais do que em 2018.

Guia do Carro
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