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Mitsubishi L200 ganha design agressivo e novo câmbio AT6

Nova picape L200 Triton Sport 2021 passa a conviver com a antiga Triton Outdoor. São três versões a partir de R$ 188.990. Veja o que mudou

27 ago 2020 - 19h35
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A picape Mitsubishi L200 Triton chegou à linha 2021. A configuração Sport está bem modificada visualmente, adotando o facelift realizado recentemente na Tailândia, e ganhou algumas inovações mecânicas. A principal delas é a troca do câmbio automático de cinco marchas por um novo de seis velocidades. Não houve modificação no motor 2.4 turbo diesel. A fábrica de Catalão (GO) passou por modificações na linha para receber a nova Triton Sport, que passa a conviver com a antiga Triton Outdoor.

Visualmente, a L200 Triton Sport 2021 ganha a nova identidade visual para os veículos utilitários da Mitsubishi. Os faróis ficaram mais estreitos e achatados. Há também uma grande área quadrada nas extremidades frontais, separando os faróis auxiliares da grade. A picape média tem três versões: GLS por R$ 188.990, HPE por R$ 212.990 e HPE-S por R$ 232.900. Segundo a Mitsubishi, a versão intermediária HPE acrescenta 18 itens aos da GLS de entrada. E a topo de linha HPE-S acrescenta mais 17 itens em relação aos da HPE. 

Mitsubishi L200 Triton Sport: facelift na linha 2021 e visual mais arrojado.
Mitsubishi L200 Triton Sport: facelift na linha 2021 e visual mais arrojado.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Além do novo visual externo, a L200 Triton Sport traz a nova central multimídia JBL 7”, com Android Auto, Apple CarPlay e GPS off-line. A Mitsubishi deu especial ênfase aos sistemas de conforto e segurança, introduzindo itens como frenagem autônoma, monitoramento de ponto cego e o exclusivo sistema de tração Off Road Mode. Ele é um belo diferencial da nova Triton Sport, pois adapta automaticamente as características de tração, aceleração e torque ao terreno em que a picape está rodando com um simples toque em um botão. 

O Off Road Mode oferece quatro opções para diferentes tipos de piso: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra. Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade/tração. 

L200 Triton tem a carroceria em J para reduzir distância entre-eixos sem prejudicar o conforto.
L200 Triton tem a carroceria em J para reduzir distância entre-eixos sem prejudicar o conforto.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Com essas modificações, o CEO da Mitsubishi Motors no Brasil, Robert Rittscher, acredita que a L200 Triton será uma das picapes médias mais vendidas do país. Em julho, a Mitsubishi L200 vendeu mais que as rivais Volkswagen Amarok e Nissan Frontier, aproximando-se um pouco da Chevrolet S10. Como a disputa é grande nesse segmento, a marca decidiu manter também a Triton Outdoor nas configurações atuais para ter preços mais competitivos. 

 As versões HPE e HPE-S são equipadas com faróis de neblina bem maiores, para melhorar a capacidade de iluminação. A topo de linha HPE-S traz também faróis bi-led com DRL integrado, ajuste de altura e lavador, para uso em viagens noturnas ou em situações de off-road pesado com muita lama e poeira. Na lateral, as versões HPE e HPE-S têm retrovisores com rebatimento elétrico e luz de seta, capa cromada e desembaçador. As maçanetas são cromadas e há estribos laterais para facilitar o acesso.

Mitsubishi introduziu novo sistema Off Road Mode para enfrentar qualquer terreno.
Mitsubishi introduziu novo sistema Off Road Mode para enfrentar qualquer terreno.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

A L200 Triton não tem o entre-eixos muito grande (3,000 m) em relação às suas concorrentes, mas isso é proposital. Segundo a Mitsubishi, o conceito de carroceria em J (vista de lateral, a cabine forma um J antes da caçamba) visa a reduzir o entre-eixos sem prejudicar o conforto interno. O raio de giro de 5,9 m é o menor da categoria. O diâmetro de giro, entretanto, tem 11,8 m (é menor do que o da Fiat Toro, que tem 12,2 m e exibe manobras para fazer curvas de 180 graus em alguns estacionamentos). O diâmetro de giro da Toyota Hilux, líder da categoria, é ainda pior: 12,4 m.

O entre-eixos mais curto também dá mais agilidade à picape em curvas, porém deixa a carroceria um pouco menos estável nas retas. As mudanças da Triton Sport 2021 também são perceptíveis na traseira, que agora conta com um novo para-choque, equipado com sensores de estacionamento e degrau de acesso à caçamba. As lanternas traseiras foram redesenhadas e são de LED na versão HPE-S. Além disso, o brake light foi integrado na tampa, uma vantagem de segurança se a carga transportada for alta. Em relação ao modelo anterior, as rodas são maiores, de 18”, com pneus 265/60. Na versão HPE-S as rodas têm acabamento exclusivo.  

O off-road é um valor importante para a Mitsubishi Motors. Por isso, o comprador de uma picape L200 Triton Sport pode esperar um veículo com alta capacidade nesse aspecto.  O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) tem quatro modos de utilização:

  • 2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave;
  • 4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central;
  • 4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência;
  • 4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Caçamba da L200 Triton Sport tem capacidade para 1.046 litros de volume.
Caçamba da L200 Triton Sport tem capacidade para 1.046 litros de volume.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

Outra novidade da Triton Sport é o controle de descida em rampas. Os ângulos de entrada, saída e brake over são de 32º, 23º e 25º respectivamente. A altura mínima do solo é de 22 cm. Para trechos com água, a picape da Mitsubishi supera até 60 cm de profundidade. Vários sistemas de conforto e segurança estão disponíveis no veículo, dependendo da versão. 

Nova L200 Triton Sport na versão topo de linha HPE-S: conforto como o de um carro.
Nova L200 Triton Sport na versão topo de linha HPE-S: conforto como o de um carro.
Foto: Mitsubishi / Divulgação

O motor continua sendo o 2.4 turbo diesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio. Isso dá à picape uma vantagem na economia de combustível. Com 190 cv de potência (3.500 rpm) e 430 Nm de torque (2.500 rpm), a L200 Triton tem cavalaria e força para enfrentar qualquer picape do seu segmento, mas não é a melhor. A Ford Ranger Storm 3.2, por exemplo, tem 200 cv e 450 Nm. Por outro lado, a Toyota Hilux 2.8 tem 177 cv. Segundo a Mitsubishi, a L200 Triton Sport 2021 já está disponível para reserva e chegará às concessionárias da marca a partir da segunda quinzena de setembro.

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