2 eventos ao vivo

Mercedes celebra os 120 anos da menina que deu nome à marca

Em abril de 1900, a Daimler resolveu batizar seus carros de Mercédèz em homenagem à filha de um austríaco. Em 1926, virou marca

5 abr 2020
22h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Há 120 anos, o nome de uma menina de 11 anos de idade deu nome à primeira marca de automóveis de luxo do mundo. Em 2 de abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar seus automóveis de Mercédès, em homenagem à filha de Emil Jellinek. O empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e os registrou em eventos de corrida. O primeiro automóvel com este nome – o Mercedes 35 PS – gerou comoção na semana de corrida de Nice, já em março de 1901. 

Modelo 35 PS (referência aos 35 cv de potência), de 1901.
Modelo 35 PS (referência aos 35 cv de potência), de 1901.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Isso não se deu apenas pela sua tecnologia altamente avançada para a época – que permitiu vencer várias corridas por lá – mas, também, pelo seu design elegante. O Mercedes 35 PS é considerado o protótipo do automóvel moderno e, com sua arquitetura progressiva, tornou-se um modelo para toda a indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do Automobile Club of France, disse após a semana da corrida: "Entramos na era da Mercedes".

Mercédès Jellinek era austríaca e tinha 11 anos quando foi homenageada pela Daimler.
Mercédès Jellinek era austríaca e tinha 11 anos quando foi homenageada pela Daimler.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

A partir de então, as letras curvas de "Mercédès" passaram a decorar os radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro daquele ano. O nome da marca foi alterado para Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz, em junho de 1926.

Até hoje, a Mercedes-Benz é a única marca automotiva que leva um nome feminino. "Mulheres como Mercédès Jellinek ou Bertha Benz moldaram a história de sucesso da Mercedes-Benz desde o início”, diz Bettina Fetzer, diretora de marketing da Mercedes-Benz AG. "Com nossa iniciativa She’s Mercedes, fundada em 2015, estamos construindo essa tradição para nossas inúmeras clientes mulheres. O futuro da Mercedes-Benz combinará sustentabilidade e luxo em todo o mundo, de maneira fascinante", conclui a diretora.

 

Veja também:

Conheça o Tiggo 5X, o SUV chinês da Caoa Chery
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade