0

Mercedes celebra os 120 anos da menina que deu nome à marca

Em abril de 1900, a Daimler resolveu batizar seus carros de Mercédèz em homenagem à filha de um austríaco. Em 1926, virou marca

5 abr 2020
22h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Modelo 35 PS (referência aos 35 cv de potência), de 1901.
Modelo 35 PS (referência aos 35 cv de potência), de 1901.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Há 120 anos, o nome de uma menina de 11 anos de idade deu nome à primeira marca de automóveis de luxo do mundo. Em 2 de abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar seus automóveis de Mercédès, em homenagem à filha de Emil Jellinek. O empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e os registrou em eventos de corrida. O primeiro automóvel com este nome – o Mercedes 35 PS – gerou comoção na semana de corrida de Nice, já em março de 1901. 

Isso não se deu apenas pela sua tecnologia altamente avançada para a época – que permitiu vencer várias corridas por lá – mas, também, pelo seu design elegante. O Mercedes 35 PS é considerado o protótipo do automóvel moderno e, com sua arquitetura progressiva, tornou-se um modelo para toda a indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do Automobile Club of France, disse após a semana da corrida: "Entramos na era da Mercedes".

Mercédès Jellinek era austríaca e tinha 11 anos quando foi homenageada pela Daimler.
Mercédès Jellinek era austríaca e tinha 11 anos quando foi homenageada pela Daimler.
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

A partir de então, as letras curvas de "Mercédès" passaram a decorar os radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro daquele ano. O nome da marca foi alterado para Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz, em junho de 1926.

Até hoje, a Mercedes-Benz é a única marca automotiva que leva um nome feminino. "Mulheres como Mercédès Jellinek ou Bertha Benz moldaram a história de sucesso da Mercedes-Benz desde o início”, diz Bettina Fetzer, diretora de marketing da Mercedes-Benz AG. "Com nossa iniciativa She’s Mercedes, fundada em 2015, estamos construindo essa tradição para nossas inúmeras clientes mulheres. O futuro da Mercedes-Benz combinará sustentabilidade e luxo em todo o mundo, de maneira fascinante", conclui a diretora.

 

Veja também:

Porsche Taycan, o carro elétrico que é uma obra-prima
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade