A Nissan começa a conquistar um espaço importante dentro do restrito segmento de veículos elétricos (EVs). O modelo Leaf, um hatch médio 100% elétrico, atingiu a marca de 150 unidades vendidas no país. Em 2020, foram 105 vendas, o que colocou o Leaf em 3º lugar no ano, muito próximo do Chevrolet Bolt, 2º lugar com 108 vendas. Em 1º lugar ficou o Audi E-tron com 133 vendas.
Como o ano fiscal da Nissan começa em abril, a marca comemora 119 carros vendidos de abril a janeiro, o que lhe daria uma participação de 20% no segmento. Porém, para nosso ranking, consideramos apenas o ano completo de 2020, de janeiro a dezembro. O Nissan Leaf, portanto, tem 17,0% de participação contra 17,5% do Chevrolet Bolt. A Audi também soma as vendas dos modelos E-tron (SUV) e E-Tron Sportback (SUV cupê), totalizando 183 carros, mas não consideramos isso correto para efeito de ranking.
Animada com o crescimento do Leaf nos últimos meses, a Nissan promete investir no mercado de carros elétricos. "Este resultado demonstra que a nossa estratégia de comercialização do Nissan Leaf no Brasil foi correta'', disse Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil. “Durante este período, pudemos entender melhor o mercado e ajustar nossa operação para atender aos anseios dos consumidores deste segmento. Nos próximos meses, daremos início à segunda fase do nosso projeto de eletrificação no mercado nacional, muito mais arrojada e contundente." Veja a seguir o ranking dos carros 100% elétricos.
P. | CARRO |
VENDAS 2020 |
PART. |
1 | AUDI E-TRON | 133 | 21,6% |
2 | CHEVROLET BOLT | 108 | 17,5% |
3 | NISSAN LEAF | 105 | 17,0% |
4 | JAGUAR I-PACE | 98 | 15,9% |
5 | JAC iEV40 | 63 | 10,2% |
6 | AUDI E-TRON SPORTBACK | 50 | 8,1% |
7 | JAC iEV20 | 29 | 4,7% |
8 | RENAULT ZOE | 17 | 2,8% |
9 | BMW i8 | 7 | 1,1% |
10 | PORSCHE TAYCAN | 4 | 0,6% |
11 | JAC iEV330P | 2 | 0,3% |
12 | JAC iEV60 | 1 | 0,2% |
O ranking acima mostra que existe existe mercado também para carros mais acessíveis no segmento de elétricos no Brasil. O Nissan Leaf custa R$ 239.900, o que não é pouco, mas é bem menos do que custam as versões de entrada do Audi E-tron (R$ 459.990) e do Jaguar I-Pace (R$ 435.229). O Leaf também é cerca de R$ 20 mil mais barato do que o Chevrolet Bolt, que sai por R$ 260.790. O preço do Bolt -- que começou a ser vendido em fevereiro -- também é bastante atraente perante os SUVs de luxo.
No ranking top 5, o mais barato de todos é o JAC iEV40, um SUV compacto baseado no T40, que custa R$ 209.900 e vendeu 63 unidades. Outro carro bastante conhecido do segmento é o Renault Zoe, mas suas vendas são baixas. Já a grande estrela do setor é o Porsche Taycan, que estreou no final do ano passado. No total, 617 carros 100% elétricos foram vendidos no Brasil em 2020.
Na Europa, o Renault Zoe vende mais do que o Nissan Leaf. E o Leaf, por sua vez, supera o Audi E-Tron. Nos EUA, o Chevrolet Bol vendeu bem, mas o mercado é dominado pela Tesla.
Esta semana, a Nissan Motor Company definiu o objetivo de atingir a neutralidade das emissões de carbono em todas as operações da empresa e no ciclo de vida de seus carros até 2050. Como parte deste esforço, até o início da década de 2030 todos os novos veículos comercializados pela Nissan em mercados-chave serão eletrificados. Esses mercados são: Japão, China, Estados Unidos e Europa.