PUBLICIDADE

JAC apresenta quatro carros 100% elétricos para o Brasil

Os SUVs iEV 40 e iEV 60, o hatch iEV 20 e a inédita picape iEV 300P marcam a estreia da marca chinesa no mercado de elétricos no país

24 set 2019 - 16h41
Compartilhar
Exibir comentários
O SUV médio iEV 40 é a aposta mais forte, baseado no JAC T40.
O SUV médio iEV 40 é a aposta mais forte, baseado no JAC T40.
Foto: Divulgação

A chinesa JAC Motors decidiu apostar no segmento de carros elétricos no Brasil. De uma tacada só, a empresa apresentou quatro carros 100% elétricos. Dois são SUV: o iEV40 é baseado no JAC T40 (à venda no Brasil) e o iEV60 é a versão elétrica do JAC T60 (que ainda não estreou). Esses são os modelos mais fortes da estratégia da marca. O JAC iEV 40 é um SUV compacto com 40 kWh de baterias e autonomia de 300 km. Ele custa R$ 153.500.  O iEV 60 é um SUV médio, com 63 kEWh de capacidade de carga e autonomia de 380 km, mas só estreará em junho de 2020.

Além dos dois SUVs, a JAC Motors apresentou também o iEV 20, mais ou menos com a mesma estratégia da Renault para o Kwid, tentando posicioná-lo como SUV compacto. Até mesmo estepe para o lado de fora o carro tem, mas foi uma solução para abrigar as baterias. Na verdade, trata-se de um hatch pequeno, o JAC J2, transformado em “SUV”. O carrinho possui 41 kWh de capacidade máxima de carga, tem autonomia de 320 km e custa salgados R$ 119.900.

O iEV 60 tem porte médio e está prometido para 2020.
O iEV 60 tem porte médio e está prometido para 2020.
Foto: Divulgação

Mirando também no segmento de veículos comerciais, a JAC apresentou a picape cabine dupla iEV 330P. O nome faz referência aos 330 Nm de torque. Segundo a JAC, trata-se da primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo. Ela tem 320 km de autonomia, com 67 kWh de baterias, e chegará em abril de 2020 por R$ 229.900. Com uma grande caçamba, apesar da cabine dupla, a picape iEV 330P seria uma alternativa para rodar nas cidades grandes, sem restrições durante o dia.

A JAC Motors promete ainda lançar em dezembro o primeiro caminhão totalmente elétrico produzido em série: o iEV 1200T. Novamente, o nome faz referência ao torque. Esse caminhão terá capacidade para seis toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia. O preço previsto é de R$ 259.900. iEV é a sigla em inglês de “Intelligent Electric Vehicle), pois a empresa chinesa desenvolve carros 100% elétricos na China desde 2008.

O pequeno iEV 20 é na verdade o JAC J2, mas com roupagem de "SUV".
O pequeno iEV 20 é na verdade o JAC J2, mas com roupagem de "SUV".
Foto: Divulgação

Itens de tecnologia nos iEVs, segundo a JAC Motors

  • Baterias de íon-lithium com sistema líquido de arrefecimento, que garantem o uso numa faixa ideal de temperatura, evitando que haja desperdício de carga por excesso de frio e/ou calor.
  • Sistemas eletrônicos e conectores utilizados em indústria aeroespacial – são a última palavra em durabilidade, eficiência e vedação.
  • Sistema de trava do cabo de recarregamento quando está sendo usado. Ele só libera do engate quando destravado pelo controle remoto de abertura das portas dos carros.
  • i-Pedal – tecnologia que regenera a carga das baterias nas desacelerações, podendo ser intensificada pela função Eco, disponível no painel de instrumentos. As desacelerações se tornam tão eficientes que as pastilhas de freios chegam a durar mais de 100.000 km pela economia de uso no dia a dia. O funcionamento é simples: soltando o pedal do acelerador, o carro reduz gradualmente a velocidade sem que se precise aplicar o pedal de freio.
  • Quadros de instrumentos com escala gráfica de “consumo instantâneo”, que permite ao usuário verificar todo o tempo se seu modo de guiar é econômico e o quanto se está aproveitando de regeneração das baterias.
  • Sistema de telemetria ativo com monitoramento à distância pela Central de Atendimento da JAC Motors/Grupo SHC. Mediante autorização do usuário, a central acompanha a localização instantânea do carro. Dentre outras vantagens, verifica o nível da carga da bateria e orienta o motorista quando estiver abaixo do recomendável. Também previne necessidade de reparos.
  • Exclusivo aplicativo para smartphone. Ele possibilita a verificação da carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento e ainda conta com um sistema de rastreamento e telemetria com diagnóstico à distância. Torna possível o controle elétrico dos vidros, abertura das portas e acionamento do ar-condicionado.
Picape iEV 300P: uma proposta para uso urbano.
Picape iEV 300P: uma proposta para uso urbano.
Foto: Divulgação

Em breve publicaremos uma avaliação do JAC iEV 40 no Guia do Carro.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade