PUBLICIDADE

Hyundai HB20 e Creta agora utilizam bateria nacional

Bateria Heliar, equipamento original de fábrica, foi desenvolvida pela Clarios para atender os requisitos técnicos da Hyundai no Brasil

17 jun 2021 12h15
ver comentários
Publicidade
Carros da Hyundai agora utilizam baterias fabricadas no Brasil.
Carros da Hyundai agora utilizam baterias fabricadas no Brasil.
Foto: Clarios / Divulgação

Desde maio de 2021, os novos Hyundai HB20, versões hatch e sedan, passaram a sair de fábrica equipados com as baterias Heliar produzidas pela Clarios em sua fábrica localizada em Sorocaba (SP). Em agosto deste ano, a marca também passará a equipar o Hyundai Creta (sem sistema start-stop) que é fabricado no Brasil para exportação e comercialização em alguns países da América do Sul. Os modelos contarão com bateria Heliar SLI (Start Light Ignition) de 45 e 60 amperes, responsável pela partida e pela alimentação de todos os componentes eletrônicos do veículo. As duas versões de baterias foram desenvolvidas especificamente para esses modelos.

O gerente comercial OE da Clarios, José Rubens Galdeano, explica que o desenvolvimento de baterias automotivas para montadoras envolve alto nível de complexidade. "Além do pleno entendimento dos requisitos técnicos da montadora, é fundamental conhecermos a arquitetura elétrico-eletrônica do veículo e os testes de validação aos quais serão submetidas as nossas baterias", explica.

“Para o caso da Hyundai, definimos os projetos das baterias que prontamente foram submetidas a diversos testes realizados nos laboratórios da Clarios, em laboratórios externos e nos laboratórios da Hyundai na Coreia do Sul. Em alguns casos, os testes de validação são realizados na matriz da montadora localizada no exterior. Todo o processo de desenvolvimento e validação dura, em média, cerca de um ano e meio, período sempre ajustado ao início de produção do veículo”, destaca Galdeano.

Além da Hyundai, mais de 40 montadoras utilizam a Heliar como a bateria original para suas linhas de produção instaladas no Brasil. A Clarios equipa 1 em cada 3 carros em circulação no mundo e está presente em mais de 150 países, inclusive na Coreia, sede da Hyundai.

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade