PUBLICIDADE

Honda desiste do WR-V e terá SUV inédito de 7 lugares

Na Índia, o WR-V não vai emplacar uma nova geração. Honda aposta em SUV maior. Resta saber como fica o Brasil nessa nova estratégia

27 jul 2021 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Honda N7X Concept.
Honda N7X Concept.
Foto: Honda

Mudança de planos na Honda. De olho no movimentado segmento de SUVs, a montadora japonesa parece ter desistido de lançar um modelo subcompacto para mercados emergentes. Ao invés de investir em modelos menores, tudo indica que os planos atuais da Honda incluem o desenvolvimento de um SUV compacto para ocupar o lugar do HR-V na Índia. As informações são do site Autocar India.

Até recentemente, a Honda preparava dois SUVs, que poderiam vir ao Brasil. Um deles seria a versão de produção do N7X Concept, modelo de 7 lugares mostrado na Indonésia em forma de conceito. De acordo com a Honda, ele será o substituto do BR-V, atualmente vendido em alguns países da Ásia, e será um modelo global. O outro seria um SUV subcompacto, menor do que o HR-V, para substituir o WR-V.

Honda N7X Concept.
Honda N7X Concept.
Foto: Honda

No entanto, de acordo com o site indiano, a Honda desistiu da ideia de investir em um SUV subcompacto pelo grande número de opções no segmento, que conta com os já conhecidos Nissan Magnite e Renault Kiger, ambos cotados para o Brasil. Com isso, o foco da montadora japonesa passou em modelos maiores, que podem oferecer margens de lucro maiores e mais competitividade no segmento.

Ainda segundo o Autocar, o novo SUV compacto da Honda utilizaria a plataforma e componentes mecânicos do City, e teria um comprimento aproximado de 4,3 m. Como o Honda City é produzido localmente, os custos de produção seriam menores, o que contribuiria para a economia de escala e o preço final do novo SUV. Conhecido internamente como S-SUV, o modelo teria versões com cinco ou sete lugares.

Nissan Magnite.
Nissan Magnite.
Foto: Nissan

Rumores também indicam que o SUV deve se chamar Honda Elevate. Por fora, é bem provável que o design seja parecido com o conceito N7X, ou que até mesmo a variante de sete lugares do modelo seja a versão de produção do SUV. Sob o capô, o novo SUV deve contar com opções 1.5 a gasolina e a diesel que já equipam o Honda City indiano, sempre com câmbio automático do tipo CVT.

Quanto ao Brasil, há uma incógnita. Hoje a Honda vende o WR-V (baseado no Fit) e o HR-V (maior). A nova geração do HR-V, entretanto, vai crescer e terá propulsão híbrida. É provável que seja reposicionado para brigar com o Toyota Corolla Cross no segmento de SUV médio.

Honda WR-V.
Honda WR-V.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Já o futuro SUV de 7 lugares da Honda disputaria espaço com o inédito Jeep Commander, além dos já lançados Volkswagen Tiguan AllSpace e Caoa Chery Tiggo 8, todos com capacidade para 7 ocupantes. O WR-V, portanto, parece mesmo destinado a sumir do portfólio da Honda.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade