PUBLICIDADE

Golf da oitava geração reinventa a história do automóvel

Com cinco versões híbridas e todo digitalizado, o Golf 8 coloca a Volkswagen na dianteira da nova era automotiva. Veja galeria com 38 fotos

25 out 2019 - 11h58
(atualizado às 19h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O Volkswagen Golf da oitava geração quebra todos os paradigmas da indústria automobilística. Pela primeira vez na história, um carro de grande volume é lançado com versão híbrida. E não apenas uma: cinco versões! Apresentado oficialmente pela Volkswagen, o novo Golf mudou completamente em relação ao carro que é vendido no Brasil. Mantém suas linhas clássicas, que vem desde 1974, mas traz um conceito completamente diferente. O Golf 8 é todo digital nos displays e controles, além de eletrificado. 

O carro começa a ser vendido em dezembro e tem cinco versões híbridas. Três versões usam a motorização eTSI, que é a junção dos ótimos motores da família TSI com um novo sistema elétrico. O Golf eTSI poderá ser comprado com 110 cv, 130 cv ou 150 cv. Além desses híbridos convencionais, haverá um Golf híbrido plug-in de 204 cv e um Golf GTE esportivo de 245 cv. As baterias são de 13 kWh, que permitem ao carro rodar 60 km na cidade com uma carga.

Com mais de 35 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, há 45 anos, o Golf manteve apenas os motores de três cilindros na configuração a gasolina. São duas opções, com 90 cv e 110 cv. Também haverá duas versões com motor a diesel (115 cv e 150 cv) e uma versão TGI (com gás natural) de 130 cv. Essa ênfase inédita na eletrificação coloca a Volkswagen na dianteira da nova era automotiva.

O Golf 8 não será fabricado no Brasil. A Volkswagen não se manifestou sobre possível venda de qualquer versão do Golf 8, mesmo importado. Mas já anunciou a chegada do Golf GTE (híbrido), mas será o da sétima geração. Dessa forma, a montadora mantém a produção do Golf 7 em São José dos Pinhais (PR), ao mesmo tempo em que começa a criar um mercado de carros híbridos no Brasil. A empresa pretende lançar seis veículos híbridos e elétricos até 2023. O Golf GTE chega ainda este ano, com autonomia elétrica de 50 km.

O modelo esportivo híbrido plug-in será o 14º lançamento dos 20 previstos até 2020. Trata-se do primeiro modelo híbrido da história da marca no Brasil. O Golf GTE tem dois motores: 1.4 a combustão de 150 cv e um motor elétrico de 102cv. A potência combinada é de 204 cv. O torque combinado é de ótimos 350 Nm. Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, o Golf GTE pode chegar a 130 km/h. 

Golf GTE da sétima geração: estreia no Brasil ainda este ano.
Golf GTE da sétima geração: estreia no Brasil ainda este ano.
Foto: Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade