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Gol faz 40 anos e ainda é o Volkswagen mais vendido do país

Hatch da marca alemã é o carro mais produzido da indústria automobilística brasileira, com mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas

15 mai 2020 - 14h37
(atualizado às 17h27)
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Gol Track, uma das muitas versões e séries especiais do Volkswagen.
Gol Track, uma das muitas versões e séries especiais do Volkswagen.
Foto: VW / Divulgação

O Volkswagen Gol completou nesta sexta-feira (15) quatro décadas anos de presença no mercado. Com mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas, o hatch compacto é atualmente o modelo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automobilística brasileira. Mesmo longe da liderança do mercado, o compacto ainda é o Volkswagen mais vendido do mercado brasileiro, com 19.303 unidades emplacadas no acumulado do ano até abril.

Projetado e desenvolvido no Brasil, o hatch é fabricado desde 1980 na unidade industrial de Taubaté, no interior paulista, inaugurada quatro anos antes para a produção de peças para os modelos Fusca e Kombi. 

O Gol na linha de montagem em 1980: motor 1.3 a ar e apenas duas portas.
O Gol na linha de montagem em 1980: motor 1.3 a ar e apenas duas portas.
Foto: VW / Divulgação

Inicialmente, o Gol estava disponível apenas em duas versões, ambas com duas portas e equipadas com o mesmo motor 1.3 a ar de apenas 50 cv. Criticado pela baixa potência, logo no ano seguinte o compacto ganhou um motor 1.6 a ar, de 55 cv. A marca de 100 mil unidades produzidas foi atingida em 1982, mesmo ano em que foi lançada a série especial Copa, a primeira de várias edições limitadas relacionadas a eventos esportivos.

Uma versão de apelo esportivo viria em 1984, com o lançamento do Gol GT, que trazia um motor 1.8 refrigerado a água de 99 cv declarados e detalhes de estilo diferenciados como faróis auxiliares e rodas de liga leve. Para a linha 1987, além da primeira reestilização, o Gol abandonava de vez o motor refrigerado a ar. Em 1989, com o lançamento da nova versão esportiva GTI, o Gol seria o primeiro carro produzido no Brasil equipado com injeção eletrônica. 

Gol GT, de 1984, usava motor 1.8 de 99 cv, quase o dobro da potência do carro pioneiro.
Gol GT, de 1984, usava motor 1.8 de 99 cv, quase o dobro da potência do carro pioneiro.
Foto: VW / Divulgação

A marca de um milhão de unidades fabricadas foi atingida em 1990. Mas somente em 1994 que o Gol ganharia uma nova geração, que estreava uma nova carroceria mais arredondada. Em 1996, passou a ser oferecido na versão GTI com um motor 2.0 16V de 145 cv, um dos hatches esportivos mais desejados do mercado brasileiro nos anos 1990. A carroceria do Gol de segunda geração iria durar até 2014, com duas reestilizações, conhecidas como "G3" e "G4". O "G3", aliás, foi o primeiro carro flex brasileiro, em 2004. 

O esportivo Gol GTI, de 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica.
O esportivo Gol GTI, de 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica.
Foto: VW / Divulgação

Em 2008, a terceira geração do Gol era lançada, trazendo uma carroceria completamente nova montada sobre uma plataforma mais atual, derivada da utilizada no Polo de quarta geração. É com essa carroceria que o compacto sobrevive até hoje, tendo recebido duas reestilizações no período (2012 e 2016). Em 2018, o hatch ganhou a opção de câmbio automático.

Até abril, o Gol somava 8.532.771 unidades produzidas no Brasil em quarenta anos, das quais 1.515.305 exportadas para 69 países. No dia em que completou 40 anos (15 de maio), o Volkswagen Gol ocupava a terceira posição no ranking de abril, com 880 emplacamentos, atrás apenas dos novos Chevrolet Onix (1.502) e Hyundai HB20 (917). No total do ano, até 15 de maio, o Gol acumulava 20.183 vendas.

Até abril o Volkswagen Gol somava 8.532.771 unidades produzidas no Brasil.
Até abril o Volkswagen Gol somava 8.532.771 unidades produzidas no Brasil.
Foto: VW / Divulgação
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