PUBLICIDADE

Ford lança o novo Bronco Sport, que chega ao Brasil em 2021

SUV médio tem tração 4x4, design inédito e porte similar ao do Jeep Compass. Bronco Sport será fabricado no México e virá importado

13 jul 2020 - 22h48
Compartilhar
Exibir comentários
Versão Badlands é a topo de linha e vêm em vermelho metálico.
Versão Badlands é a topo de linha e vêm em vermelho metálico.
Foto: Ford / Divulgação

A Ford apresentou nesta segunda-feira (13) a nova geração do Bronco, depois de 25 anos de interrupção em sua produção. O Bronco tem duas portas e lembra o Jeep Wrangler. O Bronco Sport é um SUV de quatro portas, mais tradicional, e produzido em carroceria monobloco, que oferece melhor dirigibilidade do que os veículos com carroceria sobre chassi. O Ford Bronco Sport será importado do México a partir de 2021.

O novíssimo Bronco Sport foi apresentado nos EUA com duas opções de motor. O das versões de entrada é 1.5 EcoBoost de 184 cv de potência (6.000 rpm) e 258 Nm de torque (3.000 rpm). A outra opção é o 2.0 EcoBoost de 248 cv (5.500 rpm) e 372 Nm (3.000 rpm). Os dois motores são turbinados com injeção direta, mas o 1.5 tem três cilindros e o 2.0 tem quatro. Para o Brasil, é mais provável a vinda do 1.5 de 184 cv, pois o Jeep Compass mais potente (2.0 turbodiesel) tem 170 cv. O câmbio é manual de oito marchas com borboleta.

Bronco Sport tem tração nas quatro rodas e 20 cm de vão livre.
Bronco Sport tem tração nas quatro rodas e 20 cm de vão livre.
Foto: Ford / Divulgação

O Ford Bronco Sport tem um visual bem interessante. As linhas do carro são quadradas e retas. Porém, ao contrário de outras marcas, a Ford não “pasteurizou” o design de alguns carros. Por isso, o carro tem muita “personalidade”, com 28 pequenas entradas de ar horizontais na grade, divididas por uma faixa na qual aparece a marca “Bronco”. Nas extremidades do nome, dois frisos horizontais bem estreitos cortam os faróis redondos ao meio. Uma solução de design marcante!

Interior tem aspecto off-road e central multimídia Sync 3 com tela de 8".
Interior tem aspecto off-road e central multimídia Sync 3 com tela de 8".
Foto: Ford / Divulgação

Apesar a marca Ford não aparecer no carro, é quase certo que no Brasil o Bronco traga o logotipo Ford agregado. Dearborn não costuma ceder nesses casos, embora a filial brasileira já tenha tentado quando lançou a marca Storm no EcoSport e na picape Ranger. Nas laterais, as proteções das caixas de rodas também são diferentes do usual. 

Ford Bronco Sport foi pensado para ser útil nos mínimos detalhes.
Ford Bronco Sport foi pensado para ser útil nos mínimos detalhes.
Foto: Ford / Divulgação

O Bronco Sport é um pouco maior do que o Compass. Ele tem 4,387 m de comprimento, 1,783 m de altura e 2,670 m de distância entre-eixos. A Ford divulgou a largura somente com os espelhos (2,088 m). O vão livre do solo fica entre 198 e 201 mm, dependendo da versão. Os ângulos de entrada e de saída são de 21,7o e 30,4o, respectivamente. Esses valores mudam com pneus maiores. O apelo off-road é o forte do carro. Portanto, o Bronco Sport seria um rival direto do Compass Trailhawk, cujas vendas são mais limitadas.

Linha Bronco Sport 2021: Ford aposta num SUV com atitude off-road.
Linha Bronco Sport 2021: Ford aposta num SUV com atitude off-road.
Foto: Ford / Divulgação

A tração integral é outro atrativo do Ford Bronco Sport. O sistema tem bloqueio dos diferenciais e vetorização de torque, podendo enviar toda a força para uma das rodas traseiras. O carro tem capacidade de imersão de 600 mm. A central multimídia é a Sync 3 com display tátil de 8”. Vários sistemas eletrônicos estão disponíveis, como o Ford Co-Pilot360, frenagem com detecção de pedestres, frenagem pós colisão, piloto automático adaptativo e outros. Os pneus standard são 225/65 R17, com 225/60 R18 opcionais.

Bronco Sport First Edition: único na cor laranja metálico (mas parece amarelo).
Bronco Sport First Edition: único na cor laranja metálico (mas parece amarelo).
Foto: Ford / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade