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Ford Bronco Sport custa R$ 256.900; já rodamos 1.200 km

SUV médio da Ford finalmente chega ao mercado, mas não quer brigar com o Jeep Compass Trailhawk e sim com o Land Rover Discovery Sport

20 mai 2021 - 10h39
(atualizado às 13h15)
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Ford Bronco Sport: viagem-teste pelas estradas de São Paulo e Paraná.
Ford Bronco Sport: viagem-teste pelas estradas de São Paulo e Paraná.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O inédito Ford Bronco Sport finalmente está à venda. A Ford apresentou seu primeiro SUV médio nesta quarta (20) e surpreendeu no posicionamento. Segundo a Ford, o Bronco Sport não vai competir diretamente com o Jeep Compass, mas sim com modelos do segmento premium, como Audi Q3, BMW X1, Mercedes GLA, Jaguar E-Pace e até o Land Rover Discovery Sport.

Talvez tenha sido uma forma de justificar o preço, pois o Bronco Sport não é nada barato: custa R$ 256.900 em sua única versão: Wildtrak 2.0 a gasolina. O SUV é fundamental para o novo posicionamento da Ford. Seus principais atributos são a dirigibilidade, o alto nível de equipamentos e a capacidade off-road. Segundo a Ford, o Bronco Sport Wildtrak é muito superior ao Jeep Compass Trailhawk (R$ 224.304 básico), por isso custa R$ 32.596 a mais.

Ford Bronco Sport Wildtrak 2.0 EcoBoost: R$ 256.900 é um valor salgado.
Ford Bronco Sport Wildtrak 2.0 EcoBoost: R$ 256.900 é um valor salgado.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Ford Bronco Sport tem a proteção inferior em aço para permitir o maior nível de aventura possível. A suspensão dianteira tem braços de alumínio forjado, com redução de até 40% no peso em relação ao eixo sólido. A suspensão traseira é independente. Os pneus são Pirelli Scorpion A/T 225/65 R17. Um dos diferenciais do carro é o piloto automático off-road (trail control), que comanda acelerador e freios em ambiente escorregadio.

Segundo a Ford, a proposta do Bronco Sport é causar o menor estresse possível ao motorista durante a condução -- assim, quando chega ao destino de aventura, ele está fisicamente mais disposto para suas atividades. O SUV pretende facilitar ao máximo essas aventuras, tanto que vem com ganchos especiais no porta-malas para permitir a armação de uma tenda.

Por isso, o bagageiro (que pode ser aberto só pelo vidro) traz uma interessante divisória móvel que se transforma numa mesinha ou prateleira. Há até um abridor de garrafas na coluna. O SUV também tem capacidade de imersão de 600 mm, servindo não apenas para atravessar riachos, mas também para enfrentar áreas alagadas por enchentes em época de chuvas fortes. Uma câmera frontal de 180° é bastante útil para transpor certas situações.

Bronco Sport Wildtrak: tração 4x4 e garra para enfrentar estradas de terra.
Bronco Sport Wildtrak: tração 4x4 e garra para enfrentar estradas de terra.
Foto: Ford

O painel do Ford Bronco Sport é clássico. A tela multimídia de 8” é pequena para os novos padrões, mas seu tamanho está bom. O quadro de instrumentos é analógico, mas o computador de bordo é digital. Gostamos disso. A maior estrela do Bronco Sport, entretanto, é o sistema G.O.A.T., que permite sete modos de condução: eco, normal, esportivo, escorregadio, areia, lama/terra e rocha.

Em cada um deles há um diferente esforço nas rodas, pois o torque é vetorizado, então, dependendo da situação, o sistema 4x4 permite patinagem do carro para permitir seu movimento, evitando ficar atolado. Tudo isso trabalha em conjunto com um motor 2.0 turbo EcoBoost a gasolina de 240 cv (5.500 rpm) e 363 Nm (3.000 rpm), além do câmbio automático de 8 marchas. O volante tem aletas para trocas manuais. O seletor do câmbio é rotatório e fica no console central. Há também bloqueio de diferencial traseiro e embreagem dupla na traseira.

O design do Ford Bronco Sport é bem conservador. Com exceção da parte frontal, que é muito bonita e remete ao Bronco clássico dos anos 60 e 70, o carro é bem simples e em suas linhas. Vai ser difícil competir com Audi, BMW, Mercedes, Jaguar e Land Rover no quesito beleza. Mesmo perante o Jeep Compass, o páreo será duro.

Segundo a Ford, o design do Bronco Sport busca, acima de tudo, funcionalidade. De fato, o carro é bem espaçoso no interior. Um detalhe interessante é que o logotipo oval da Ford só aparece na parte esquerda da tampa traseira, de forma bem discreta. A grade frontal é preta e traz a palavra “Bronco” bem grande, em branco. Atrás, a marca "Bronco'' se repete e tem, embaixo, a inscrição “Sport” em corpo menor. Por dentro, o volante tem apenas a figura do cavalo em cromado (nos EUA, Bronco é um cavalo selvagem).

Ford Bronco Sport Wildtrak: única versão disponível no Brasil.
Ford Bronco Sport Wildtrak: única versão disponível no Brasil.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

As lanternas verticais (em led, como os faróis) têm um desenho bem simples. O Bronco Sport é dividido na linha de cintura. A parte de cima é sempre preta. O interior é marrom e os bancos de couro têm dois tons. Para a carroceria, a Ford oferece nove opções de cores. Sentimos falta, no interior, de uma entrada USB, mas há uma tomada de força.

Rodando, o Ford Bronco Sport é um carro excelente. O motor é bastante silencioso. A 120 km/h, o conta-giros está apenas em 1.500 rpm. A 140 km/h ele marca 2.000 rpm. É fácil chegar a velocidades proibidas. A partir de uns 150 km/h, acelerando, é possível ouvir um som bem agudo emitido pela turbina do turbocompressor. O motor corta quando chega a 6.500 rpm. Os alertas de tráfego também são muito eficientes, bem como os freios, que são a disco nas quatro rodas.

Bronco Sport numa parada para abastecimento: motor "bebe" bastante.
Bronco Sport numa parada para abastecimento: motor "bebe" bastante.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Bronco Sport não é muito macio. Certamente, a engenharia da Ford deixou o carro um pouco mais duro para o mercado brasileiro. Assim, ele vai bem em curvas, sem excessiva rolagem da carroceria, embora seja um legítimo SUV. Dinamicamente, o carro teve um comportamento exemplar no percurso de 1.200 km que fizemos entre São Paulo e Londrina (PR), passando por vários tipos de estrada. Também agradou em alguns trechos fora-de-estrada.

Da pegada do volante à posição de dirigir, com o banco do motorista ajustado eletricamente, o Ford Bronco Sport é um carro realmente muito bom e gostoso de dirigir em qualquer tipo de terreno. A vida a bordo também é agradável. A solução conservadora do quadro de instrumentos (analógico) e da tela multimídia (de tamanho médio) também agradou. Há plásticos, sim, embora disfarçados, mas o material soft do painel é muito bom. Da mesma forma, o sistema de som premium, Bang & Olufsen, é ótimo, com 1.000 watts de potência e 10 alto-falantes, sendo o principal acima do painel, no centro. 

Ford Bronco Sport durante a avaliação: parada para uma foto noturna.
Ford Bronco Sport durante a avaliação: parada para uma foto noturna.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Porém, alguns detalhes precisam ser melhorados. O seletor dos modos de condução (G.O.A.T.) não é muito intuitivo, pois o Normal fica no centro. Você nunca sabe se precisa girar para a direita ou para a esquerda. Assim, não é difícil colocar o carro em modo off-road sem necessidade. Pior ainda é o acabamento dos botões dos vidros elétricos, que já estavam descascando e provocaram um pequeno corte no dedo. Isso não ocorre nos carros das marcas de luxo que a Ford pretende encarar.

Os números

  • Preço: R$ 256.900
  • Motor: 2.0 turbo
  • Potência: 240 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 363 Nm a 3.000 rpm
  • Câmbio: 8 marchas AT
  • Tração: 4x4
  • Comprimento: 4,386 m 
  • Largura: 1,888 m (2,099 m com espelhos) 
  • Altura: 1,797 m (1,813 no modo off-road)
  • Entre-eixos: 2,670 m
  • Vão livre: 223 mm
  • Ângulo de entrada: 30,4°
  • Ângulo de saída: 33,1°
  • Ângulo de rampa: 24,4°
  • Peso: 1.718 kg
  • Pneus: 225/65 R17
  • Porta-malas: 580 litros (1.472 litros com o banco traseiro rebatido)
  • Carga útil: 441 kg
  • Capacidade de reboque: 900 kg
  • Tanque: 64 litros
  • 0-100 km/h: 8s0
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo cidade: 6 km/l
  • Consumo estrada: 10 km/l
  • Emissão de CO2: n/d
Ford Bronco Sport: conheça os detalhes do SUV 4x4:
Guia do Carro
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