Depois do Mustang SUV, Ford prepara o Fusion Crossover
A montadora americana desistiu dos carros tradicionais, mas os nomes podem ressurgir em outras formas, especialmente como CUV
A indústria automobilística tem mudado tanto que ninguém se espantou quando a Ford anunciou que estava fazendo um Mustang SUV. Depois que a Lamborghini fez o Urus e até a Ferrari trabalha na Purosangue, nada mais choca. Por isso, está cada vez mais próxima a reinvenção de outro carro famoso da Ford: o Fusion (que continua sendo chamado de Mondeo na Europa). A próxima investida da Ford será apresentar o Fusion Crossover.
No Brasil, o Fusion sedã já vende muito pouco. No ano passado, foram emplacadas apenas 832 unidades, com um ritmo baixíssimo de 12 carros/mês nos últimos balanços mensais. Por isso, pode-se esperar para o segundo semestre de 2021 a apresentação do Fusion Crossover, como modelo 2022. O carro está em fase avançada de testes, depois de começar seu desenvolvimento usando uma perua Focus Active como “mula”. Isso porque o novo Fusion será um crossover inspirado no Subaru Outback (que deixou de ser vendido no Brasil na linha 2018).
Por que não ir diretamente para um SUV? Por que a Ford tem forte presença na Europa e no Velho Mundo os consumidores preferem as peruas crossovers, como as tradicionais Audi Allroad e Volvo CrossCountry, que já foram comercializadas no Brasil. É uma aposta bem delicada, pois no Brasil e nos demais mercados a preferência é mesmo por SUVs. Porém, como os novos SUVs estão cada vez mais “aventureiros” e menos “utilitários”, talvez a Ford esteja indo no caminho certo.
Fotografada nos EUA pelo site Autoblog, o futuro Fusion Crossover deve oferecer tração integral e potência entre 150 e 250 cavalos. Haverá também uma ampla variedade de motores, tanto a combustão como híbridos. O vão livre do solo deve ficar entre 213 mm (Subaru Outback) e 220 mm (Subaru Forester). Os carros japoneses são a referência da Ford nesse projeto.
Por tudo isso, quando decidiu parar de fabricar alguns carros convencionais na América do Sul, a Ford não necessariamente matou para sempre nomes como Fusion e Focus. Eles podem ressurgir num futuro próximo, mas sempre como CUV (Crossover Utility Vehicle ou Crossover Urban Vehicle, como prefere algumas marcas).