Conheça o SUV que supera Toyota, Honda e GM na China
Há 86 meses seguidos a indústria tradicional tenta superar o Haval H6 nas vendas de SUVs, mas ele segue imbatível e pode vir para o Brasil
Se você ainda tem preconceito contra carros chineses, é melhor mudar de ideia. A cada ano que passa os modelos ficam melhores. A China não precisa mais copiar carros europeus para enfrentar seus rivais na indústria automobilística. A maior prova é o Haval H6, um SUV médio mais ou menos do porte do Chevrolet Equinox, que acaba de destronar o Nissan Sylphy da liderança.
Os chineses gostam de sedãs. São os carros mais vendidos. Mesmo assim, o Haval H6 supera dois modelos da Volkswagen, um da GM e até o poderoso Toyota Corolla. Quando a comparação é com SUVs, o Haval H6 humilha rivais de peso mundial, como o Honda CR-V e o Nissan X-Trail.
O Haval H6 é fabricado em Tianjin pela Great Wall Motors desde 2011. A segunda geração foi lançada em 2017. O carro foi acusado de ser uma cópia do Audi Q5, o que era típico da indústria chinesa de alguns anos atrás. A terceira geração do H6 foi lançada há apenas sete meses, no Salão de Chengdu de 2020. O sucesso foi imediato. Com design mais maduro e grupos óticos conectados, o novo Haval H6 tem duas opções de motor e duas de transmissão.
O motor 1.5 turbo tem 171 cv de potência e 285 Nm de torque. Já o motor 2.0 turbo oferece 227 cv e 385 Nm. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem com sete marchas. O carro usa uma nova plataforma (B30) que o deixou mais comprido e mais largo, porém um pouco mais baixo. Um dos destaques do Haval H6 é o novo interior, bastante moderno, seguindo a tendência adotada para carros elétricos.
Com essas mudanças, o Haval H6 superou em novembro o Nissan Sylphy e o Volkswagen Lavida, que são, na verdade, as variações chinesas do Nissan Sentra e do Volkswagen Jetta. O H6 obteve 55.001 emplacamentos em novembro, um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. O Sylphy fechou com 54.484 e o Lavida com 48.506. No acumulado do ano, porém, o Haval H6 ainda perde para os dois.
Segundo a revista Quatro Rodas, a Great Wall pretende fabricar o Haval H6 no Brasil para fazer concorrência aos SUVs da Caoa Chery, que produz o Tiggo 7 e o Tiggo 8 em Anápolis (GO). Embora não seja muito conhecida dos brasileiros, a Great Wall (que significa Grande Muralha) está presente em alguns mercados vizinhos, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador.
Em relação aos SUVs, o Haval H6 parece ser imbatível. Ele lidera o mercado há 86 meses seguidos, portanto há mais de sete anos. Veja no quadro os números de venda dos principais SUVs do mercado chinês.
P. | CARRO | TIPO |
VENDAS NOV |
VENDAS 2020 |
1º | Haval H6 | SUV | 55.001 | 321.232 |
2º | Nissan Sylphy | sedã | 54.484 | 480.386 |
3º | VW Lavida | sedã | 48.506 | 382.907 |
4º | VW Bora | sedã | 44.595 | 300.883 |
5º | Buick Excelle | sedã | 40.440 | 253.624 |
6º | Toyota Corolla | sedã | 36.046 | 317.484 |
10º | Honda CR-V | SUV | 31.455 | 212.404 |
12º | Honda Civic | sedã | 28.068 | 221.797 |
15º | Nissan X-Trail | SUV | 23.732 | 143.128 |
O novo Haval H6 tem 4,653 m de comprimento, 1,886 m de largura e 1,730 m de altura, com 2,680 m de distância entre-eixos (que pode ser de 2,738 m na versão mais alongada). Ele é maior do que o Jeep Compass e menor do que o Volkswagen Tiguan. Tem mais ou menos o porte do Chevrolet Equinox.
Se vier para o Brasil, o Haval H6 vai se posicionar entre o Tiggo 7 e o Tiggo 8. Talvez por isso, a Caoa já trabalha para trazer também o SUV de luxo Exeed para o Brasil, criando a marca Caoa Exeed, porém mirando o segmento premium.
O design do interior foi o que mais mudou nesta terceira geração. O volante é mais moderno, o painel é 100% digital, o console central ficou mais limpo e o display central é enorme, com 12”. O SUV chinês também é muito bem equipado em itens de segurança e causou boa impressão em testes de capotamento, devido à firmeza da estrutura do carro. Na China, são vários os equipamentos eletrônicos disponíveis, como piloto automático adaptativo e até reconhecimento de sinais de trânsito.
Dependendo do preço, o Haval H6 tem potencial para fazer sucesso também no Brasil. Para isso, a Great Wall terá mesmo que fabricar o carro, facilitando inclusive sua exportação para os países da América do Sul. Foi a estratégia da Caoa Chery, que já é a 11ª colocada no mercado brasileiro. Devido à distância e à inexistência de livre comércio entre o Brasil e a China, a importação -- como faz a Ford o SUV Territory -- serve apenas para marcar presença, mas não para brigar de fato no mercado.