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Comparativo: Honda HR-V vence o VW T-Cross nos detalhes

Na faixa de R$ 110 mil, os dois SUVs compactos se completam em pontos, mas as características fazem a diferença na hora de optar entre eles

9 dez 2019 - 07h00
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Honda HR-V EXL 1.8.
Honda HR-V EXL 1.8.
Foto: Divulgação

Entre o amor antigo e a paixão nova, com qual você ficaria? Essa é a dúvida que está tirando o sono de muitos consumidores de SUVs compactos. O amor pelo Honda HR-V vem de longa data. Mas a recente paixão pelo Volkswagen T-Cross pegou forte. Não é por pouco motivo que existe uma grande dúvida sobre qual dos dois carros é a melhor compra, afinal, o HR-V e o T-Cross se completam. Para tirar essa dúvida, fizemos um comparativo com esses dignos representantes das escolas japonesa e alemã na arte de fazer carros. Lembrando que os dois são fabricados no Brasil.

VW T-Cross Highline 250 TSI.
VW T-Cross Highline 250 TSI.
Foto: Divulgação

O VW T-Cross é o desafiante. Afinal, chegou há pouco tempo no mercado e ainda está formando uma clientela. Mas vai muito bem, pois em outubro suas vendas foram superiores às do Honda HR-V: 5.084 unidades contra 4.137. Porém, esses números incluem as vendas para locadoras, taxistas e outros frotistas. Nas vendas realizadas apenas nas concessionárias, para o cliente que vai lá e assina o próprio cheque, o HR-V ainda é o SUV preferido do Brasil: obteve 3.878 vendas em outubro, contra 2.847 do T-Cross.

Para este embate, escolhemos o VW T-Cross topo de linha, versão Highline 250 TSI, que custa R$ 109.990. Do lado do Honda HR-V, a honra japonesa é defendida pela versão subtop, a EXL, que sai por 111.900. Os dois carros possuem mais três versões, porém concorrem diretamente em outras duas. 

TODAS AS VERSÕES
Faixa de preço

VW

T-Cross

Honda

HR-V

R$ 84 mil

200 1.0T

manual

-
R$ 94 mil

200 1.0T

automatic

LX 1.8 CVT
R$ 100 mil

Comfortline

250 1.4T AT6

EX 1.8 CVT
R$ 110 mil

Hughline

250 1.4T AT6

EXL 1.8 CVT
R$ 140 mil -

Touring

1.5T CVT

Escolhemos as duas versões concorrentes mais caras, por serem aquelas que trazem mais equipamentos. Porém, em muitos aspectos, o comparativo serve também para os carros das faixas de R$ 94 mil e de R$ 100 mil. A seguir, analisamos apenas os aspectos técnicos de cada carro, para apontar com segurança qual é o melhor, sem depender de eventuais promoções de mercado. Os itens analisados valem de 0 a 100 pontos e são os mesmos que usamos em nossos testes.

Desempenho

A primeira diferença entre o T-Cross e o HR-V, nas versões concorrentes, é que o Volkswagen tem motor 1.4 turbo, enquanto o Honda usa motor 1.8 aspirado. E as seis versões são automáticas. O único HR-V turbinado está muito acima na faixa de preço e o único T-Cross com câmbio manual está abaixo. O T-Cross 250 TSI é um pouco mais potente (10 cavalos) do que o HR-V aspirado. O SUV japonês é um pouco mais leve (16 kg), porém não o suficiente para compensar a maior potência e o turbocompressor presentes no motor da Volks. Mesmo com uma cilindrada menor (1.4 contra 1.8), o T-Cross arranca na frente. Sua relação peso/potência é de 8,6 kg/cv, enquanto a do HR-V EXL é de 9,2 kg/cv. Assim, a aceleração do T-Cross também é muito melhor: ele vai de 0-100 km/h em 8,7 segundos, contra 11,2 do HR-V. A condução em cidade é mais prazerosa no Volkswagen, devido ao melhor torque (250 Nm contra 170). 

  • VW T-Cross Highline - 55 pontos
  • Honda HR-V EXL - 45 pontos

Consumo

Peso e eficiência energética do motor são fundamentais para definir o consumo. Por isso, uma segunda vitória do T-Cross mostra o quão moderno é seu motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível, perante o 1.8 aspirado do HR-V. É uma pena que a Honda, quando oferece um motor tão bom ou ainda melhor que o da Volks, o faça somente numa versão caríssima, a Touring, que usa um motor 1.5 turbo de 173 cv a gasolina (pesa o fato de ser importado). Para o consumidor, o que interessa é que o T-Cross 1.4 turbo é mais econômico do que o HR-V 1.8 aspirado, apesar de o SUV da Volks ser mais pesado e sua potência ser maior. Na cidade, os dois fazem 11,0 km/l de gasolina, mas na estrada o T-Cross faz 13,2 km/l contra 12,3. O mesmo ocorre quando ambos estão abastecidos com etanol. Empate na cidade (7,7 km/l) e vitória do T-Cross na estrada (9,3 contra 8,3 km/l).

  • VW T-Cross Highline - 80 pontos
  • Honda HR-V EXL - 60 pontos

Segurança

Os itens de segurança cada vez mais são valorizados por uma parcela dos consumidores brasileiros. Por isso, tanto a Volkswagen quanto a Honda estão conquistando uma clientela exigente. Os dois carros foram avaliados pelo Latin NCAP e fizeram bem a lição de casa. Conseguiram cinco estrelas nos dois critérios exigidos: proteção para adultos e proteção para crianças. Por isso, empatam com a pontuação máxima nesse quesito.

  • VW T-Cross Highline - 100 pontos
  • Honda HR-V EXL - 100 pontos
Painel do T-Cross Highline.
Painel do T-Cross Highline.
Foto: Divulgação

Conectividade

No quarto item analisado, o Honda HR-V consegue sua primeira vitória, por culpa de um velho paradigma da Volkswagen: ser um tanto avarenta na hora de oferecer equipamentos de série. Especialmente num item tão importante hoje para os jovens consumidores, isso é uma incoerência da marca alemã, pois ela mira exatamente as novas gerações. A diferença nem foi grande (quatro ausências no T-Cross e três no HR-V), mas a Honda oferece itens importantes como navegador por GPS e Wi-Fi de série, enquanto a Volks cobra R$ 4.000 pelo GPS (pacote Innovation) e não dispõe de Wi-Fi a bordo. Ambos têm sistemas Android e Apple, bluetooth, rádio e entrada USB. O T-Cross traz CD player (uma tecnologia em decadência). Nenhum deles tem DVD player ou TV digital. No Volks, há também entrada para SD card e USB para carga bem localizado, enquanto no Honda há entrada HDMI. 

  • VW T-Cross Highline - 60 pontos
  • Honda HR-V EXL - 70 pontos
Interior do Honda HR-V EXL.
Interior do Honda HR-V EXL.
Foto: Divulgação

Conforto

Nesse item, damos 10 pontos para os seguintes equipamentos: ar-condicionado de duas zonas, câmbio automático, direção assistida, espaço interno (entre-eixos mínimo de 2,700 m), vidros dianteiros elétricos, vidros traseiros elétricos, freio de estacionamento elétrico, bancos de couro, chave presencial e teto solar. Novamente vitória do HR-V por um item. Só o Honda tem freio de estacionamento eletrônico e teto solar. No VW, o teto é opcional e custa R$ 4.800 (pacote Sky view). Só T-Cross tem chave presencial. Ambos têm câmbio automático (o do Volkswagen é melhor), direção assistida, vidros dianteiros elétricos, bancos de couro e banco traseiro rebatível. Nenhum deles tem ar-condicionado de duas zonas, tampouco 2,700 m de entre-eixos. O T-Cross leva vantagem de 4,1 cm nesse item.

  • VW T-Cross Highline - 60 pontos
  • Honda HR-V EXL - 70 pontos

Pacote de série

Para o GUIA DO CARRO, nenhum equipamento opcional é considerado como bônus para receber nota. Afinal, o consumidor paga a mais por ele, mas normalmente os anúncios trazem o valor básico do carro. Aqui, novo empate, nos pontos e nos itens, mas num nível inferior ao que seria desejável para SUVs de R$ 110 mil. Ambos têm assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, faróis de neblina, piloto automático, sensor de estacionamento/câmera de ré, câmbio tipo borboleta e volante com ajuste de altura e profundidade. Porém, nenhum deles oferece modo de condução, seletor de terreno (deveriam, pois são SUVs) e suspensão traseira independente (o Jeep Renegade tem). 

  • VW T-Cross Highline - 70 pontos
  • Honda HR-V EXL - 70 pontos
T-Cross Highline: porta-malas menor.
T-Cross Highline: porta-malas menor.
Foto: Divulgação

Usabilidade

Nesse quesito, os carros competem em itens que seriam razoáveis para SUVs, ou seja, utilitários esportivos. Mas decepcionam em pontos-chave. Nenhum dos dois oferece tração 4x4 ou integral, tampouco controle de descida, luz traseira de neblina ou pneus de uso misto. Bem, continuamos lembrando que o T-Cross e o HR-V são vendidos como SUVs, portanto também seria razoável que tivessem vão livre do solo de pelo menos 200 mm, mas o T-Cross tem apenas 191 mm e o HR-V tem rasos 177 mm. Ambos perdem até para o Fiat Argo Trekking nesse quesito -- e olha que estamos citando uma simples versão aventureira. Esses detalhes confirmam que tanto o VW T-Cross quanto o Honda HR-V são, no fundo da “alma”, hatchbacks elevados, que surfam na onda do desejo do público por SUVs. Bem, pelo menos eles têm menos de 1,85 m na largura (o que lhes dá boa versatilidade), além de luzes de condução diurna (DRL) e abertura interna do porta-malas. Menos mal para o HR-V, que oferece também Auto Hold e tem bagageiro com capacidade superior aos 400 litros exigidos para pontuar (seu porta-malas acomoda 437 litros, contra apenas 373 do T-Cross).

  • VW T-Cross Highline - 30 pontos
  • Honda HR-V EXL - 50 pontos
HR-V ainda é o mais vendido no varejo.
HR-V ainda é o mais vendido no varejo.
Foto: Divulgação

Veredicto

Apesar de visualmente não passar essa impressão, o VW T-Cross é maior e mais espaçoso internamente do que o Honda HR-V, além de ter maior vão livre do solo. São itens que podem fazer diferença para o consumidor. Porém, o porta-malas de apenas 373 litros enfatiza seu caráter de hatch elevado e tira pontos. O maior trunfo do T-Cross está no conjunto motor/câmbio (um ótimo turbo com um prazeroso automático de seis marchas por conversor de torque), o que determina sua vitória também no consumo. Ambos são bons de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada, mas em auto-estrada o HR-V passa mais sensação de robustez. Nas ruas, seu porte é mais atraente do que o do Volkswagen. 

De fato, o Honda HR-V não é um adversário fácil de bater. Por isso, mesmo perdendo em desempenho e consumo, o SUV japonês se impôs na conectividade e no conforto (dois quesitos em que a Volks busca obter lucro em pacotes opcionais) e conseguiu uma bela virada na usabilidade. A diferença entre eles é de apenas 10 pontos, pelos critérios do GUIA DO CARRO. 

Mas vale lembrar que o HR-V 1.8 EXL é R$ 1.910 mais caro do que o T-Cross Highline 250 TSI. Isso significa que cada ponto a mais do Honda custa R$ 191. Quase dá para encher um tanque de gasolina. Pela pontuação, a honra do HR-V está mantida, mas o T-Cross pode facilmente batê-lo se a Volkwagen for um pouco mais generosa na oferta de equipamentos de série. O nosso resultado é esse e deu HR-V, mas cabe a você, pelas suas necessidades, decidir se esses 10 pontos valem a pena por R$ 1.910 a mais. 

COMPARATIVO GUIA DO CARRO / TERRA
Item T-Cross Nota HR-V Nota
Desempenho 55 C 45 C
Consumo 80 B 60 C
Segurança 100 A 100 A
Conectividade 60 C 70 B
Conforto 60 C 70 B
Pacote de Série 70 B 70 B
Usabilidade 30 D 50 C
Total de Pontos 455 65,0% 465 66,4%

Mais números do VW T-Cross

  • Motor: 1.4 turbo flex
  • Potência máxima: 150 cv a 4.500 rpm (g/e)
  • Torque máximo: 250 Nm a 1.500 rpm (g/e)
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 4,199 m 
  • Largura: 1,760 m 
  • Altura:  1,570 m
  • Entre-eixos: 2,651
  • Vão livre: 191 mm
  • Peso: 1.292 kg
  • Pneus: 205/55 R17
  • Tanque: 52 litros
  • Velocidade máxima: 198 km/h

Mais números do Honda HR-V EXL

  • Motor: 1.8 flex
  • Potência máxima: 140 cv a 6.300 rpm (g)
  • Torque máximo: 174 Nm a 5.000 rpm (e)
  • Câmbio: 7 marchas CVT
  • Comprimento: 4,329 m 
  • Largura: 1,772 m 
  • Altura:  1,586 m
  • Entre-eixos: 2,610 m
  • Vão livre: 177 mm
  • Peso: 1.276 kg
  • Pneus: 215/55 R17
  • Tanque: 51 litros
  • Velocidade máxima: 175 km/h
Guia do Carro
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