0

Cinco motocicletas que mudaram a história da Harley-Davidson

Após 117 anos na estrada, conheça algumas motos que deixaram sua marca na história da fabricante americana, que representa um estilo de vida

20 mai 2020
10h43
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A motocicleta totalmente elétrica Harley-Davidson LiveWire carregará para sempre a honra de ter sido a primeira de sua categoria, com um lugar cativo no panteão das motocicletas que deixaram sua marca na história da H-D. Confira a seguir cinco modelos que conquistaram um lugar de destaque nessa lista.

O pioneiro Model 5-D teve a honra de ter sido a primeira motocicleta equipada com o motor V-Twin.
O pioneiro Model 5-D teve a honra de ter sido a primeira motocicleta equipada com o motor V-Twin.
Foto: Harley-Davidson / Divulgação

1909 Model 5-D - Embora tenha tido apenas 27 unidades fabricadas, o Model 5-D teve a honra de ter sido a primeira motocicleta equipada com o motor V-Twin anunciada pela H-D e de ter estabelecido o quase sagrado formato de 45 graus do motor V-Twin refrigerado a ar. Uma motocicleta lendária.

A lendária Knucklehead direcionou os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas para a produção em massa.
A lendária Knucklehead direcionou os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas para a produção em massa.
Foto: Harley-Davidson / Divulgação

1936 EL - Ao oferecer o estilo e o desempenho de uma “supermotocicleta” quando estreou no mercado durante o auge da Grande Depressão, a lendária Knucklehead direcionou os cabeçotes de cilindro com válvulas suspensas para a produção em massa, estabelecendo um padrão para o desempenho do V-Twin, que é mantido até hoje no motor Milwaukee-Eight. O design atemporal dos modelos EL, com seu tanque e paralamas, comandos, acabamentos e grafismos, ainda parecem atuais no século XXI.

A Super Glide combinou o chassi do Big Twin com a estreita extremidade frontal da Sportster.
A Super Glide combinou o chassi do Big Twin com a estreita extremidade frontal da Sportster.
Foto: Harley-Davidson / Divulgação

1977 Low Rider - A motocicleta Super Glide foi o primeiro modelo de fábrica a combinar o chassi do Big Twin com a estreita extremidade frontal da Sportster, que criou o clássico perfil de uma “cruiser customizada”. Alguns anos depois, esses elementos se revelaram com toda a clareza no formato perfeito da Low Rider, uma motocicleta despojada a ponto de só conservar seus elementos mais essenciais.

a Tour Glide FLT 1980 introduziu a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no quadro.
a Tour Glide FLT 1980 introduziu a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no quadro.
Foto: Harley-Davidson / Divulgação

1980 FLT Tour Glide - Apesar de ter sua relevância frequentemente minimizada, a Tour Glide FLT 1980 introduziu diversos recursos tecnológicos importantes que continuam sendo padrão nos modelos Touring até hoje, incluindo a primeira carenagem da Harley-Davidson montada no quadro. Além disso, o motor e a transmissão parafusados juntos em uma única unidade e suportes de motor com isolamento de borracha reduzem as fortes vibrações sentidas pelo motociclista e pelo passageiro. Seu estilo era ousado para a época, mas a carenagem nariz de tubarão se tornou tão reconhecível nas estradas quanto a icônica carenagem batwing.

A Softail 1984 original lançou uma plataforma bem-sucedida e ajudou a introduzir o motor Evolution.
A Softail 1984 original lançou uma plataforma bem-sucedida e ajudou a introduzir o motor Evolution.
Foto: Harley-Davidson / Divulgação

1984 Softail - Nenhum modelo incorpora melhor a famosa frase de Willie G. Davidson, “A forma segue a função, mas ambas se reportam à emoção”, do que o chassi da Softail, com a silhueta limpa de uma clássica estrutura de traseira rígida que incorpora uma suspensão altamente competente mantida fora do alcance da visão. A Softail 1984 original lançou uma plataforma bem-sucedida e ajudou a introduzir o motor Evolution, que leva o crédito de ter salvo a empresa durante um de seus momentos de maior dificuldade.

 

Veja também:

Eldorado Expresso: Fome no Brasil
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade