Caoa Chery orienta clientes sobre o período de quarentena
Dicas da marca evitam falhas e mau funcionamento dos sistemas na hora de voltar a utilizar o veículo. Também contém avisos sobre manutenção
As medidas de isolamento social alteraram a rotina do brasileiro, inclusive no que diz respeito ao uso do carro. Neste período em que o veículo passa, a maior parte do tempo parado, muitas dúvidas surgem em relação a melhor maneira de cuidar do conjunto mecânico, evitando falhas e problemas na hora de voltar a utilizar o carro. Por esse motivo, a Caoa Chery separou uma série de dicas de como agir neste momento, preservando os veículos durante o isolamento e garantindo uma melhor vida útil de todos os componentes.
De acordo com os técnicos e engenheiros da Caoa Chery, como qualquer máquina, o automóvel funciona melhor se for utilizado com frequência. Por isso, rodar entre 5 e 10 minutos contínuos, a cada 15 dias, é o ideal para manter o conjunto mecânico em bom estado. Neste caso, é preciso ter atenção ao hábito de somente ligar o motor com o carro parado, uma vez que a ação beneficia apenas motor, sistema de carga (alternador e bateria) e de alimentação de combustível, deixando de lado itens da transmissão, caixa de direção e juntas homocinéticas, por exemplo, que precisam ser movimentados para garantir a lubrificação e bom funcionamento de seus componentes.
Freios e embreagens também sofrem quando parados por muito tempo, devido ao acúmulo de umidade, podendo gerar ineficiência ou inutilização do sistema quando o uso do veículo for retomado. Caso isso não seja possível e o período parado for superior a 15 dias, uma dica importante é desligar a bateria. Se o período for superior a 90 dias, o veículo deve ser colocado em cavalete e ter seu combustível removido. Veja as dicas.
1. Guarde o veículo em local coberto ou utilize uma capa de proteção. Além de proteger contra poeira, mantém o veículo em bom estado de conservação evitando desgastes de pintura.
2. Evite remover poeiras com pano seco ou abrasivo, isso poderá arranhar a pintura. Se possível, lave e encere o veículo. Isto evita que os materiais já depositados na carroceria do veículo reajam com a pintura e provoque danos estéticos enquanto o veículo estiver guardado.
3. Calibre os pneus com a pressão máxima especificada no manual do propriet
ário ou etiqueta do veículo. Além do pneu manter a calibragem ideal por mais tempo, evita a deformação do pneu durante o período de inutilização.
4. Veículos equipados com reservatório de partida a frio devem ter os tanquinhos abastecidos com gasolina aditivada ou de alta octanagem, que possuem maior durabilidade, desta forma, o sistema será preservado por um período maior, pois o combustível se degrada e forma uma goma ao longo do tempo.
5. Ligue o carro por no mínimo 20 minutos, ao menos uma vez por semana para ativar a bomba de combustível e bicos injetores e lubrificar todo sistema mecânico do veículo. Esse processo ativa também o alternador, que transfere carga para bateria, evitando assim, a descarga e o mau funcionamento do veículo. Ligar o ar-condicionado neste período e movimentar o volante de direção até o final para os dois lados garante, ainda, a lubrificação desses dois sistemas.
6. Use calços para manter o carro parado em superfície plana, em vez do freio de mão. Isso evita que a umidade faça com que os freios grudem, mesmo se forem a disco.
7. Aproveite o período de quarentena para conferir se as manutenções programas estão próximas. A Caoa Chery expandiu até 30 de abril a carência na obrigatoriedade das manutenções periódicas, relacionadas à garantia dos veículos.
8. Fique atento caso seja necessária a utilização do veículo além de 2.000 km do plano de manutenção definido no manual do proprietário. Se isso ocorrer, entre em contato com a Caoa Chery, por meio dos canais de atendimento, para consultar sobre como proceder.
9. Antes de ir até uma concessionária para serviços de pós-venda, ligue para consultar o modo de atendimento. A Caoa Chery teve seu funcionamento alterado. As oficinas, em concordância com as últimas regulamentações dos governos federal, estaduais e municipais, seguem abertas, uma vez que o serviço de manutenção automotivo é considerado essencial em ocasiões como esta, mas há novas prioridades de atendimento. Lembrando que todo atendimento ao cliente passa por medidas extras de higienização, seguindo todas as recomendações e orientações de saúde e segurança. Tanto em relação à limpeza das lojas e veículos, quanto na conduta dos profissionais de atendimento ao público.