PUBLICIDADE

BMW X3 e X4 ganham novo visual e versão híbrida leve

Novos BMW X3 e X4 reestilizados trazem novidades no interior e na lista de equipamentos; versão esportiva M Competition oferece 510 cv

10 jun 2021 13h59
ver comentários
Publicidade
BMW X3 ganhou novos faróis com assinatura visual em led.
BMW X3 ganhou novos faróis com assinatura visual em led.
Foto: BMW

Após surgir em fotos vazadas na China, o novo BMW X3 finalmente apareceu de forma oficial. Além dele, o BMW X4 também mostrou o SUV cupê X4 reestilizado, que acompanhou as mudanças do X3 na Europa. Os dois modelos ganharam modificações por dentro e por fora, além de um sistema híbrido-leve em algumas versões. Os novos BMW X3 e X4 devem chegar ao Brasil somente em 2022.

Por fora, tanto o BMW X3 quanto o X4 são idênticos na dianteira. Conforme adiantado pelas imagens de homologação na China, ambos ganharam faróis com assinatura visual em led e novos elementos internos. A grade duplo-rim cresceu em dimensões, mas manteve o formato convencional. O para-choque também é novo, e pode ter dois estilos distintos, dependendo da versão.

Novo BMW X3: novo para-choque e lanternas de led com efeito 3D.
Novo BMW X3: novo para-choque e lanternas de led com efeito 3D.
Foto: BMW

Nas configurações mais em conta do X3, a peça traz entradas de ar laterais de contorno triangular, com linhas inspiradas nos modelos Série 3 e Série 5. Já no modelo X4 e nas versões do X3 equipadas com o pacote de acessórios M, o para-choque adota um visual mais rebuscado, contando com entradas de ar maiores e detalhes em black piano. Na lateral, as únicas novidades são as novas rodas de liga leve com design inédito, que podem variar de 19’’ nas versões de entrada e 21’’ nas versões M Competition.

Na traseira, enquanto o BMW X3 ganhou novas lanternas de LED com efeito 3D e acabamento escurecido, o SUV cupê X4 manteve as lanternas atuais. No entanto, os dois modelos ganharam novos para-choques, que contam com um aplique em black piano e prata que simula um extrator. Nas versões esportivas X3 M Competition e X4 M Competition, ambos contam com quatro saídas de escapamento na traseira. 

Novo BMW X4 ganhou novo para-choque traseiro.
Novo BMW X4 ganhou novo para-choque traseiro.
Foto: BMW

Por dentro, as principais novidades são a nova central multimídia de aspecto flutuante e com tela de até 12,3’’ -- 10,25’’ nas versões de entrada -- com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda um novo painel de instrumentos digital, também de 12,3’’, e sistema de iluminação ambiente. Completam as novidades os novos comandos do ar-condicionado e uma nova alavanca de câmbio. 

Novos BMW X3 e X4 ganharam nova central multimídia de 12,3’’.
Novos BMW X3 e X4 ganharam nova central multimídia de 12,3’’.
Foto: BMW

Os novos BMW X3 e X4 se destacam pelo pacote de tecnologias de assistência ao condutor. Dentre os equipamentos, há assistentes de frenagem de emergência, manutenção de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, head-up display e sensores de detecção de movimento tanto para objetos quanto para pedestres, que alerta o motorista caso seja necessário.

Versões esportivas X3 M Competition e X4 M Competition também foram atualizadas.
Versões esportivas X3 M Competition e X4 M Competition também foram atualizadas.
Foto: BMW

Sob o capô, a principal novidade dos novos BMW X3 e X4 é o novo motor 3.0 seis cilindros em linha que funciona em conjunto com um sistema híbrido-leve de 48 volts. Ele está disponível nas versões X3 M40i e X4 M40i, e entrega 387 cv e 500 Nm de torque, e oferece a possibilidade do motor a combustão ser desligado durante o uso em determinadas velocidades, o que contribui para um menor consumo de combustível. O câmbio é sempre um automático de oito marchas. Já as versões de entrada dos modelos X3 e X4 mantiveram o atual motor 2.0 turbo de 251 cv e 350 Nm de torque.

Novo BMW X3 M Competition acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
Novo BMW X3 M Competition acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
Foto: BMW

Por fim, as versões esportivas M e M Competition contam com um motor 3.0 turbo de seis cilindros, que oferece 480 cv 619 Nm nas versões M convencionais. Já na configuração M Competition, são 510 cv e 648 Nm. Na versão mais esportiva, os modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 4 segundos (X3) e 3,7 segundos (X4). A velocidade máxima para ambos é limitada eletronicamente a 250 km/h, podendo ser aumentada para 285 km/h com o pacote opcional M Driver. 

Produzidos em Araquari (SC), os novos BMW X3 e X4 estão confirmados para o Brasil. Ambos os modelos só devem chegar ao Brasil somente no ano que vem, por conta da atual crise de semicondutores que afeta toda a indústria automotiva em escala global. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o BMW X3 registrou 230 emplacamentos, enquanto o X4 vendeu 272 unidades, de acordo com a Abeifa.
 

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade