PUBLICIDADE

BMW anuncia iDrive 8 e quer tornar carros mais inteligentes

Oitava geração do BMW iDrive estreará no SUV elétrico iX; nova versão do sistema tem foco em interatividade e inteligência artificial

16 mar 2021 - 15h48
Compartilhar
Exibir comentários
Novo BMW iDrive 8 estreará no SUV elétrico iX, que já está confirmado para o Brasil.
Novo BMW iDrive 8 estreará no SUV elétrico iX, que já está confirmado para o Brasil.
Foto: BMW / Divulgação

O BMW iDrive acaba de ganhar uma nova geração. A BMW anunciou nesta terça (16) a oitava geração do sistema inteligente que equipa os carros da marca. O iDrive 8 ganhou uma série de mudanças, a maioria delas com foco na interatividade e na inteligência artificial. O novo sistema estreará no futuro BMW iX, SUV elétrico que foi apresentado em novembro do ano passado, e que deve chegar ao mercado internacional ainda este ano.

O sistema inteligente que integra os carros da marca alemã recebeu muitas mudanças em relação à geração anterior. Visualmente, o destaque fica para o novo display curvo, que integra o quadro de instrumentos de 12,3’’ e a central multimídia de 14,9’’. O aspecto das telas lado a lado traz um layout semelhante ao MBUX, sistema utilizado pela Mercedes. Além disso, também há um novo Head-Up Display, que apresenta gráficos otimizados e agora está integrado à superfície do painel de instrumentos.

Maior destaque visual do BMW iDrive 8 é o display curvo que integra o painel de instrumentos e a central multimídia.
Maior destaque visual do BMW iDrive 8 é o display curvo que integra o painel de instrumentos e a central multimídia.
Foto: BMW / Divulgação

O novo iDrive 8 traz funções com foco na experiência de uso e em conectividade. Para isso, a assistente virtual inteligente (BMW Intelligent Personal Assistant) passou por melhorias, e além dos comandos de voz, ela se adapta às necessidades do motorista. O sistema conta ainda com suporte à atualizações over-the-air (OTA), e pode ser operado tanto por touchscreen como também através de um botão giratório localizado no console central.

Outra novidade é a maior integração de aplicativos ao sistema. O iDrive 8 conta com novos aplicativos BMW e de terceiros, que visam uma experiência de uso semelhante aos apps disponíveis nos smartphones. Os aplicativos podem também ser baixados e atualizados de forma remota. Os modos de espelhamento do smartphone estão presentes e permitem o acesso por meio de comando de voz enquanto o motorista dirige.

Há ainda um sistema de perfis de condução (BMW ID), o que permite que vários motoristas tenham suas configurações personalizadas de forma independente. O sistema conta com inteligência artificial que aprende com os hábitos de direção e situações repetitivas, e fornece sugestões para o condutor.

Painel de instrumentos conta com três opções de layout e permite o uso de widgets personalizados.
Painel de instrumentos conta com três opções de layout e permite o uso de widgets personalizados.
Foto: BMW / Divulgação

Para a oitava geração do BMW iDrive, a BMW apostou em uma nova interface para o sistema, que foi otimizada para apresentar a quantidade certa de informações de uma maneira fácil de entender. Os dois displays são personalizáveis, e contam com três opções de layout (Drive, Focus e Gallery) e diversos widgets.

O motorista pode escolher entre um widget de mídia, uma parte do mapa de navegação para orientação, telas de status detalhadas para os sistemas de assistência ao motorista na visualização assistida e um medidor de força G, que mostra a aceleração longitudinal e lateral em figuras e gráficos. Além disso, o sistema também conta com uma exibição gráfica 3D da autonomia do carro.

Sistema iDrive 8 pode ser comandado através de um botão giratório no console.
Sistema iDrive 8 pode ser comandado através de um botão giratório no console.
Foto: BMW / Divulgação

Por fim, a integração do sistema segue a tendência já adotada por outras marcas de reduzir o número de botões físicos presentes no interior do carro. Com isso, os comandos do sistema de ar-condicionado serão integrados à central multimídia. De acordo com a BMW, a mudança se deve ao fato de muitas pessoas não mexerem nas configurações de ventilação após iniciarem uma viagem. Há ainda a opção de acionar os comandos por voz, uma vez que o sistema entende frases como “estou com frio”, ou “estou com calor”, e ajusta as configurações automaticamente.

A oitava geração do BMW iDrive chegará primeiro aos elétricos BMW iX e BMW i4, ambos já confirmados para o Brasil. Em seguida, a nova versão do sistema deverá ser implementada no restante dos modelos da marca alemã.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade