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Avaliação: Ram 1500 Rebel coloca conforto em alto nível

Rodamos com a superpicape Ram 1500 Rebel para confirmar: além de ostentar, ela oferece um conforto acima do luxo e uma suspensão incrível

2 set 2021 - 06h15
(atualizado às 10h15)
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Ram 1500 Rebel.
Ram 1500 Rebel.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Por que uma pessoa precisa de uma picape de 400 cavalos e que acelera mais rápido do que um Golf GTI? Resposta: para ostentar. Mas não só por isso. No caso da Ram 1500 Rebel, muito mais do que a ostentação -- que acontece mesmo que o motorista não queira --, a picape entrega também um nível de conforto acima de qualquer expectativa. Vai além do luxo, pois o espaço e a conveniência são incomuns.

Engana-se quem pensa que a Ram 1500 é muito menor do que a Ram 2500. São 14 cm no comprimento, 13 cm na largura e 11 cm no entre-eixos. Na altura a diferença é de apenas 2,5 cm, pois a versão Rebel é off-road e tem as suspensões elevadas. Por isso, não é tão simples subir na cabine, pois ela também não tem o conforto de estribo baixo que vem na Ram 2500.

Ram 1500 Rebel.
Ram 1500 Rebel.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Apesar dessas comparações, o cliente da Ram 1500 Rebel é totalmente diferente. Por isso, nem sequer a Volkswagen Amarok V6, também muito potente, pode ser comparada a ela. A que mais se aproxima na proposta é a Ford Ranger Storm. Mas, tirando as características off-road, nada se compara à Ram 1500 Rebel. Ela é uma picape única no mercado brasileiro. E isso explica o fato de fazer sucesso comercial com o elevado preço de R$ 429.990 (ou R$ 443.860 no Estado de São Paulo).

Para quem pode pagar, vale muito a pena. De cara, a Ram 1500 Rebel impressiona pelo estilo. Mesmo na cor preta, ela ocupa todos os espaços por onde passa. Cinco adultos viajam com muito espaço. Quatro, então, é uma experiência ainda mais confortável. O espaço traseiro é absurdo. Da mesma forma, na frente, existente tanto espaço disponível nos porta-objetos do console central que você fica até em dúvida sobre como usá-lo.

Ram 1500 Rebel.
Ram 1500 Rebel.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Além de ser muito alta e bem larga, com enormes pneus 275/65 R18 especiais para off-road (Falken Wildpeak A/T), a Ram 1500 Rebel é também potente e forte. Portanto, a primeira sensação do motorista ao volante desta picape é a de que está ocupando quase duas faixas no trânsito. Em algumas avenidas de São Paulo, está mesmo. É um instinto natural dirigir com o máximo de cuidado nos primeiros quilômetros.

Com um motorzão 5.6 V8 de 400 cv de potência e 556 Nm de torque, cada acelerada na Ram 1500 assusta quem está ao seu lado no trânsito. Mas ela não chega a jogar o corpo dos ocupantes para trás. Mesmo nas aceleradas mais fortes, indo de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, a Ram 1500 não é uma picape indócil. Pelo contrário. Rapidamente você se acostuma com suas reações -- que são fortes, mas não traiçoeiras -- e acaba descobrindo aos poucos todo o potencial de diversão que a picape americana oferece.

Ram 1500 Rebel.
Ram 1500 Rebel.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O câmbio é automático de 8 marchas e a tração é integral temporária. Para tirar toda a potência do V8 de 5654 cm3, é preciso fazer o motor trabalhar a 5.600 rpm. É preciso ter espaço para isso. Na cidade não dá. Na estrada, sim. Da mesma forma, o generoso torque só está totalmente à disposição do motorista quando o motor atinge 3950 rpm. Rodar com esta picape nesta faixa de giros, porém, é um desperdício quando não há necessidade de uma forte arrancada ou de uma ultrapassagem.

O motor bebe muito, claro. Por isso, se o dono de uma Ram 1500 não se incomoda em gastar quase R$ 700 para encher o tanque com 98 litros de gasolina, para quem não está acostumado com isso, o consumo assusta. Então é hora também  de usufruir da Ram 1500 Rebel em velocidades mais moderadas. Nesse caso, dá sim para fazer 5,3 km/l na cidade e 6,6 km/l na estrada. Conseguimos, na última parte da avaliação, mas com o claro objetivo de poupar combustível.

Ram 1500 Rebel.
Ram 1500 Rebel.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodando em ritmo normal, o consumo é pior. Aliás, é preciso fazer contas. O marcador de combustível da Ram mostra o consumo como deve ser: litros por 100 km. Portanto, ela é capaz de fazer 18,9 l/100km na cidade e 15,5 l/100km na estrada. É o correto: quanto mais baixo, melhor. Afinal, estamos falando de consumo. O que nós, brasileiros, nos acostumamos a chamar de “consumo”, é na verdade a autonomia (6,6 km/l, por exemplo). Afinal, não se consome km a cada litro. Roda-se tantos km a cada litro. 

E o que chamamos de autonomia é mais correto chamar de alcance (quanto o carro roda com um tanque de combustível). No caso da Ram 1500 Rebel, o alcance oficial é de 519 km na cidade e 647 km na estrada. Isso na teoria, porque na prática, com todas as vantagens que o V8 Hemi de 400 cv oferece, é quase impossível ir tão longe, apesar de o tanque ter 98 litros de capacidade.

Ram 1500 Rebel.
Ram 1500 Rebel.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A central multimídia Uconnect 4C 12 Nav é grande também. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12”, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas funções, tais como navegação por GPS, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dual zone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O quadro de instrumentos é uma tela TFT de 7”.

A posição de dirigir é maravilhosa. Os bancos são muito confortáveis, o volante é bem agradável, a multimídia é ótima e os buracos no caminho, bem, os buracos quase nem são sentidos. As suspensões da Ram 1500 (multilink na traseira) absorvem quase totalmente as piores saliências das ruas e estradas. Por isso, apesar da altura da picape e do centro de gravidade alto, é muito fácil se acostumar ao veículo e rodar sempre em boas velocidades. A 120 km/h constantes a sensação é a de estar num avião, pois o motor gira a menos de 1.500 rpm e o nível de ruído é bem baixo. Isso porque o motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados.

Ram 1500 Rebel.
Ram 1500 Rebel.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A picape mais interessante do Brasil também traz muita conveniência. A enorme caçamba, por exemplo, abre de forma convencional, para baixo (como a Volkswagen Amarok V6) e também para os lados (como a Fiat Toro). Mas, dependendo do caso, nem é preciso usar a caçamba. Afinal, dos dois lados na traseira existe um compartimento extra de 100 litros cada, que pode ser trancado e serve até como geladeira. Basta encher de gelo e deixar bebidas e comidas ali. Depois do uso, a limpeza é simples: há um buraco no fundo que é tapado com uma vedação de borracha.

Segundo a Ram, os clientes da 1500 Rebel não são os fazendeiros típicos, que vivem no campo. São pessoas que vivem em grandes cidades, mas têm fazendas próximas. Dessa forma, a Ram pode ser usada tanto na cidade quanto em rápidas viagens para o campo. Ou então para a praia, pois, com a tração 4x4 com reduzida, é possível arriscar até mesmo em alguns trechos de areia.

Ram 1500 Rebel.
Ram 1500 Rebel.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. A Ram 1500 Rebel pode rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861 kg). Segundo a FCA, a versão Rebel utiliza a relação de transmissão final mais curta na Ram 1500. O diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, então você pode travá-lo se sentir necessidade.

Quando a Ram 1500 Rebel chegou ao Brasil, em dezembro de 2020, ela custava R$ 420 mil. Em apenas 18 horas as primeiras 100 unidades foram vendidas, com um sinal de R$ 20 mil. Quem comprou se deu bem. Hoje a superpicape está custando R$ 10 mil a mais no preço nacional (ou R$ 443.860 em SP). Quem tem, só vende se for por uma vantagem financeira, pois a Ram 1500 Rebel mistura conforto e ostentação como poucos veículos.

GUIA DO CARRO / RAM 1500 REBEL
ITEMCONCEITONOTA
MOTORMuito bom8
CÂMBIOÓtimo9
SUSPENSÃOÓtimo10
FREIOSMuito bom8
DIREÇÃOÓtimo9
EQUIPAMENTOSÓtimo10
ERGONOMIAÓtimo10
CAÇAMBAÓtimo10
ACABAMENTOÓtimo9
DESIGNÓtimo9
VEREDICTOÓtimo9,2

Os números

  • Preço: R$ 429.990 (nacional) ou R$ 443.860 (SP)
  • Motor: 5.7 V8 Hemi a gasolina
  • Potência: 400 cv a 5.600 rpm
  • Torque: 556 Nm a 3.950 rpm
  • Câmbio: 8 marchas AT
  • Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
  • Comprimento: 5,929 m
  • Largura: 2,084 m
  • Altura: 2,012 m
  • Entre-eixos: 3,672 m
  • Vão livre: 249 mm
  • Ângulo de entrada: 25,1 graus
  • Ângulo de saída: 22,6 graus
  • Ângulo de rampa: 19,1 graus
  • Peso: 2.610 kg
  • Pneus: 275/65 R18
  • Caçamba: 1.200 litros
  • Medidas da caçamba: 1,711 m (c), 1,295 m (l) e 0,543 m (profundidade)
  • Capacidade de carga: 610 kg
  • Capacidade de reboque: 5.062 kg
  • Tanque: 98 litros
  • 0-100 km/h: 6s4
  • Velocidade máxima: 174 km/h
  • Consumo cidade: 5,3 km/l
  • Consumo estrada: 6,6 km/l
  • Emissão de CO2: n/d
Ram 1500 Rebel chega e quebra todos os paradigmas:
Guia do Carro
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