Avaliação: Chevrolet Tracker 2022 é o rei da conectividade
Veja como anda o Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo, que traz espelhamento da multimídia sem cabo na linha 2022
Os carros da Chevrolet parecem estar sempre um passo à frente quando se trata de conectividade. Foi assim que o Onix se tornou o carro mais vendido do Brasil e foi assim que o novo Tracker chegou a liderar a categoria quando foi lançado, justo quando a pandemia de Covid-19 atingia o Brasil, em 2020. Agora na linha 2022, o Chevrolet Tracker mais uma vez mostra que é o rei da conectividade em sua categoria.
Durante uma semana rodamos com o Tracker Premier 2022 equipado com o motor 1.2 turbo de 133 cv e 210 Nm. Aliás, a versão Premier é a única com esta motorização, mas está disponível também com o motor 1.0 turbo de 116 cv e 160 Nm. A diferença de preço é de R$ 9.100. Como são 17 cv entre os dois motores, cada cavalo extra sai por R$ 535. O Tracker 1.2 Premier custa R$ 136.490 e o Tracker 1.0 Premier sai por R$ 127.390.
Fabricado para ser um SUV quase perfeito -- em termos de design, porte, equipamentos e mecânica --, o Tracker é, de fato, muito competitivo no segmento B-SUV (compacto). Para ser “perfeito”, teria que ter um porta-malas maior (são 393 litros), maior altura do solo (tem apenas 157 mm de vão livre) e suspensão independente nas quatro rodas. Mas, considerando as exigências dos consumidores atuais, o Tracker Premier 1.2 entrega o que promete.
O SUV fabricado em São Caetano do Sul (SP) tem vários pontos fortes. O principal é a conectividade impecável. Na linha 2022, o Tracker é capaz de conectar Android Auto e Apple CarPlay sem cabo, além de oferecer carregamento do celular por indução. O Wi-Fi a bordo é outro enorme diferencial do Tracker. O melhor de tudo é que a central multimídia MyLink funciona quase por mágica, com acesso muito simples ao sistema. Além disso, o display central de 8” é ligeiramente virado para o motorista, fica numa posição alta e traz um botão de girar para ajustar o volume do áudio.
Basta uma conexão para que o carro memorize o celular. Também é fácil conectar outros aparelhos. E ainda há o sistema OnStar, que oferece enorme comodidade para quem procura pontos de interesse não conhecidos ou em caso de acidente. A GM é pioneira nesse serviço no mercado brasileiro.
Com apenas dois anos de mercado, o Chevrolet Tracker já se tornou um automóvel maduro. O carro é muito bom de guiar nesta versão 1.2. Os bancos são bem anatômicos, a posição de dirigir é facilmente encontrada e a visibilidade dos instrumentos é fácil, assim como a utilização do computador de bordo. O cluster analógico é tradicional e bem resolvido.
O motor de 3 cilindros tem mínima vibração durante seu funcionamento. A vantagem do motor 3 cilindros turbo em relação ao 4 cilindros aspirado é a eficiência, pois consegue entregar uma boa potência sem piorar muito o consumo. O motor 1.2 permite ao Tracker fazer 11,2 km/l de gasolina na cidade e 13,5 km/l na estrada. A emissão de CO2 é de 111 g/km. Vale dizer que, com gasolina, a potência máxima tem 1 cv a menos (132 cv) e o torque é de 190 Nm (-20 Nm).
A aceleração de 0 a 100 km/h não é ruim. Para se ter uma ideia, o Tracker 1.2 Turbo gasta 9,4 segundos nesta prova, um número muito próximo do rival Renault Captur, que tem 170 cv e gasta 9,2 segundos. Nas retomadas de velocidade, o torque disponível a 2.000 rpm permite uma razoável agilidade.O câmbio automático de 6 marchas está bem ajustado para a potência e o torque do motor. Não tem aletas para trocas de marcha manuais, que a GM considera um luxo desnecessário, mas tem um botão de troca de marcha na lateral esquerda da alavanca (isso sim, dispensável).
O Tracker não é muito macio ao rodar. O ajuste das suspensões é ligeiramente duro para garantir uma boa estabilidade do carro. A traseira é por eixo de torção, como a maioria dos carros do segmento. No segmento do Chevrolet Tracker há poucos carros com suspensão independente nas quatro rodas, o que melhora a dirigibilidade. Exemplos: Caoa Chery Tiggo 5X e Jeep Renegade.
Além do design, que é um valor importante na boa fama do Chevrolet Tracker, o SUV compacto não economiza nos equipamentos. Os principais itens são os seguintes:
- Ar-condicionado digital automático
- Assistente de estacionamento semiautônomo
- Chave com sensor de aproximação e botão para ignição do motor
- Computador de bordo de 14 funções, entre elas indicador de distância do veículo à frente, monitoramento da pressão dos pneus e percentual da vida útil do óleo
- Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
- Piloto automático
- Entradas USB também para os ocupantes do banco traseiro
- Lanternas em LED
- Retrovisor eletrocrômico
- Roda de liga leve aro 17"
- Sensor de chuva
- Teto solar panorâmico com abertura elétrica
- Seis airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina)
- Alerta de ponto cego
- Alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma de emergência
- Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento
- Atuação do sistema de freio em curvas (Torque Vetorizado)
- Recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta (Straight-Line Stability)
- Indicação de frenagem de emergência (ESS)
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Assistente de partida em subida
- Faróis dianteiros Full LED com acendimento automático
- Sistema de luz auxiliar lateral em curvas
- Luz de condução diurna em LED
- Sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no painel
- Câmera de ré
- Sistema de telemática OnStar
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Ótimo | 9 |
CÂMBIO | Muito bom | 7 |
SUSPENSÃO | Muito bom | 8 |
FREIOS | Muito bom | 8 |
DIREÇÃO | Muito bom | 8 |
EQUIPAMENTOS | Ótimo | 9 |
ERGONOMIA | Ótimo | 9 |
PORTA-MALAS | Bom | 5 |
ACABAMENTO | Muito bom | 8 |
DESIGN | Ótimo | 10 |
VEREDICTO | Muito bom | 8,1 |
Os números
- Preço: R$ 136.490
- Motor: 1.2 turbo flex
- Potência: 133 cv a 5.500 rpm (e)
- Torque: 210 Nm a 2.000 rpm
- Câmbio: 6 marchas AT
- Tração: 4x2 (dianteira)
- Comprimento: 4,270 m
- Largura: 1,791 m
- Altura: 1,626 m
- Entre-eixos: 2,570 m
- Vão livre: 157 mm
- Ângulo de entrada: 17 graus
- Ângulo de saída: 28 graus
- Peso: 1.2480 kg
- Pneus: 215/55 R17
- Porta-malas: 393 litros
- Tanque: 44 litros
- 0 a 100 km/h: 9s4
- Velocidade máxima: 185 km/h
- Consumo cidade: 11,2 km/l (g)
- Consumo estrada: 13,5 km/l (g)
- Emissão de CO2: 111 g/km