Arrizo 6 é mais confortável do que Corolla, Civic e Cruze
Caoa Chery Arrizo 6 tenta furar o bloqueio dos sedãs médios tradicionais com proposta de muito conforto e preço mais acessível
O mercado brasileiro de sedãs médios é um terreno minado. Mesmo assim, a Caoa Chery decidiu apostar nesse segmento com o Arrizo 6, um carro criado na China e fabricado no Brasil. Para furar o bloqueio, o Arrizo 6 traz uma receita com forte tempero de conforto e pitadas de custo-benefício. O carro é mais confortável do que os sedãs que dominam a categoria (Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze).
A Caoa Chery já é conhecida pelos SUVs da família Tiggo, formado pelos modelos Tiggo 2, Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8. Mas a marca também quer criar uma base de clientes entre os sedãs -- o Arrizo 6 chegou recentemente para se posicionar acima do Arrizo 5, que é compacto. A estratégia parece boa. O Arrizo 6 quer um naco do bolo que é quase todo devorado pelos sedãs japoneses.
Para ganhar mercado no Brasil, o Arrizo 6 tem um design arrojado, com a parte traseira insinuando-se entre um sedã-cupê e um fastback. O desenho não é conservador como o do novo Corolla, mas também não é tão ousado como o do Civic (que, pelo que se sabe, não continuará da mesma forma na próxima geração). Em relação ao Cruze, o Arrizo 6 procura ser menos óbvio.
A parte frontal traz muita personalidade ao Arrizo 6. Não somente pela grade proeminente e pelos faróis bem horizontais, mas por conta de uma escultura que divide a grade ao meio, com um friso cromado recuado em relação à parte inferior (que também têm relevos distintos). É como se os elementos da grade fizessem parte da superfície do para-choque. As duas extremidades inferiores são quase quadradas, mas o que se destaca são duas faixas horizontais (e grossas) de LED. Vista de longe, a grade forma um X.
Visto de lado, o Arrizo 6 tem a linha de cintura bastante ascendente. Essa solução, combinada com o teto em queda longa, fez com que a porta traseira tivesse uma janela, uma vigia e um prolongamento, o que encare a fabricação, mas também ajuda na luminosidade no interior. As rodas são muito bonitas, com cinco raios duplos, cinco furos, de 17”, com pneus 205/50.
A traseira em forma de cupê dá ao carro uma certa esportividade. As lanternas invadem a tampa do porta-malas e são ligadas por uma barra cromada. O carro é imponente; mede 4,675 m de comprimento e 1,814 m de largura. O carro é chinês, mas o design é italiano, e a aerodinâmica é um forte atributo, com bom coeficiente (Cx) de 0,28.
O motor 1.5 turbo flex de 147/150 cavalos (g/e) é capaz de encarar o Civic (nas versões aspiradas) e o Cruze, pois os três carros têm potência similar. A surpresa fica por conta do desempenho do Arrizo 6 na estrada. O carro é muito macio, mais confortável do que os rivais, como já dissemos, mas ao rodar demonstra um dinamismo que só o motor não explica. Ele conta com uma nova geração do câmbio CVT de nove marchas (premiado internacionalmente), que proporciona vigor nas retomadas de velocidade.
O sedã médio da Caoa Chery gasta 4,3 segundos para reacelerar de 40 a 80 km/h, 5,1 segundos para ir de 60 a 100 e 6,1 segundos para ir de 80 a 120 km/h. Essas boas marcas de retomadas até 100 km/h são mérito do câmbio CVT de nove marchas e do torque disponível em baixos regimes de rotação do motor.
O baixo nível de ruídos é outra característica. O motor normalmente gira entre 2.000 e 3.000 rpm, mesmo em boas velocidades, pois o torque de 210 Nm já está disponível a partir de 1.750 giros. A potência máxima surge a 5.500 rpm. A direção com assistência elétrica é bem leve nas manobras, mas mantém-se firme em velocidade, um item no qual os carros chineses da Caoa Chery são superiores aos da JAC Motors.
O Arrizo 6 não tem a proposta de ser um carro esportivo, mas aceita bem as curvas até uns 120 ou 130 km/h; se exigido em velocidades muito altas, o carro vai mostrar os limites da suspensão traseira por eixo de torção e da opção pelo conforto, especialmente se o piso for ruim (em asfalto liso a traseira é mais firme). Em termos de comportamento dinâmico, o Arrizo 6 tem um handling confiável, mas é inferior ao Toyota Corolla e ao Honda Civic. O sistema de freios também se mostrou eficiente, mas em frenagens de emergência há desvio de trajetória para a esquerda.
A ergonomia é outro ponto positivo do Arrizo 6, tanto que a ausência de ajuste de profundidade do volante (tem apenas de altura) não impediu uma boa posição de dirigir, até porque o banco pode ser posicionado milimetricamente na altura com comandos elétricos. De uma maneira geral, a condução do Arrizo é prazerosa, porque o painel de instrumentos digital TFT 7” também é competente e intuitivo, com boas informações no computador de bordo.
Em alguns aspectos, o computador de bordo supera o dos rivais, pois mostra autonomia, consumo instantâneo e consumo médio na mesma tela. Vai até além no caso dos pneus, monitorando não apenas a pressão de cada um, mas também a temperatura. Pneus frios, como se sabe, não têm muita aderência. Tanto o volante multifuncional (de boa empunhadura) como o console central têm comandos práticos.
A central multimídia tem uma tela tátil grande, de 9”, mas a conectividade é só com o Apple CarPlay (como a Porsche e alguns carros da BMW). Quem tem celular Android consegue espelhar o smartphone, mas não consegue acessar o Android Auto, que é outro item que pode melhorar numa futura mudança de ano-modelo. Os comandos táteis do ar-condicionado também podem ser melhorados pela Caoa Chery -- embora sejam visualmente fáceis de entender, o controle da temperatura por números é melhor do que por cores (azul para frio e vermelho para quente).
Com pitadas de ousadia no design e bom desempenho na estrada, o Arrizo 6 é um sedã familiar bastante honesto e com boa relação custo-benefício -- seu preço é inferior ao dos japoneses. Para além do amplo espaço interno e do conforto superior ao dos rivais, o Arrizo 6 tem um porta-malas bastante volumoso, com 570 litros.
O Caoa Chery Arrizo 6 é o modelo mais moderno e luxuoso da plataforma global MX1, que permitiu à marca competir no mercado global. O sedã é fabricado em Jacareí (SP) e é vendido em versão única, GLX, por R$ 102.990 (preço de lançamento, pois o de tabela é R$ 108.750).
Além dos itens já citados, o sedã traz também teto solar elétrico, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, assistente de partida em subida, acendimento automático dos faróis, câmera 360 graus, comando de climatização à distância, saída do ar-condicionado para os passageiros traseiros, bancos traseiros com encosto rebatível, descansa-braço central com porta-copos, freio de estacionamento eletrônico e função Auto Hold, destravamento das portas por aproximação, acionamento do motor por botão, rebatimento elétrico dos retrovisores, sistema de som com seis alto-falantes e três entradas USB.
Em termos de segurança, o carro traz seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, indicador de cinto do motorista e do passageiro, indicador de portas abertas, isofix e alarme. O Arrizo 6 tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Ele é vendido em cinco cores: branco sólido, preto sólido, cinza metálico, prata metálico e branco perolizado.
Os números
- Preço: R$ 102.990
- Motor: 1.5 turbo flex
- Potência: 150 cv a 5.500 rpm (e)
- Torque: 210 Nm a 1.750 rpm (g/e)
- Câmbio: 9 marchas CVT
- Comprimento: 4,675 m
- Largura: 1,814 m
- Altura: 1,493 m
- Entre-eixos: 2,650 m
- Vão livre: 148 mm
- Pneus: 205/50 R17
- Peso: 1.364 kg
- Porta-malas: 570 litros
- Tanque: 48 litros
- 0-100 km/h: 10s0
- Velocidade máxima: 190 km/h
- Consumo cidade: 11,0 km/l
- Consumo estrada: 13,3 km/l
- Emissão de CO2: n/d