Análise sedãs: existe futuro para Civic, Cruze e Jetta?
Com preços altos, vendas em queda e desistência da Honda, mercado será cada vez mais do Toyota Corolla - uma chance para o Arrizo 6 crescer
O segmento de sedãs médios vendeu apenas 77,4 mil unidades em 2021 e isso coloca em risco a presença de bons carros no Brasil, como o Honda Civic, o Chevrolet Cruze e o Volkswagen Jetta, tradicionais rivais do Toyota Corolla nesta categoria.
Existe um risco real de que a categoria dos sedãs médios tenha o mesmo destino da categoria dos hatches médios, que antes tinha modelos como Peugeot 308, Volkswagen Golf e Ford Focus, mas agora ficou reduzida a um nicho de 2,8 mil carros/ano e com presença de veículos 100% elétricos ou importados (Nissan Leaf, Audi A3, Mercedes Classe A etc.).
O caminho para a transformação dos sedãs médios em nicho para ricos já começou. A Honda desistiu de continuar fabricando o Civic no Brasil e a nova geração será importada. O Civic atual, embora seja um ótimo carro e tenha sido vice-campeão de vendas da categoria, já saiu de produção.
A queda de vendas do Honda Civic nem foi tão grande (-7%) comparada com a do VW Jetta (-49%) e do Chevrolet Cruze (-19%). No caso da Volkswagen, o único Jetta disponível agora é o GLI 350 TSI, que chega importado do México por R$ 205.590. A GM continua produzindo o Cruze na Argentina (última fábrica do modelo no mundo) e oferece o sedã na rede Chevrolet em três versões, que vão de R$ 135.660 a R$ 163.790.
O Citroën C4 Lounge também saiu do catálogo da marca ao registrar apenas 258 vendas, também com forte queda (-40%). Outra queda expressiva na categoria foi a do Kia Cerato, que terminou o ano com menos de 1.000 unidades vendidas (-21%). Veja no quadro abaixo o ranking dos 11 modelos mais vendidos. Só o Toyota Corolla segue firme e forte e teve aumento de 2% nas vendas anuais..
P | SEDÃ | VENDAS |
1º | Toyota Corolla | 41.891 |
2º | Honda Civic | 18.949 |
3º | Chevrolet Cruze | 7.090 |
4º | Caoa Chery Arrizo 6 | 3.469 |
5º | Volkswagen Jetta | 2.927 |
6º | Kia Cerato | 978 |
7º | Audi A5 | 367 |
8º | Audi A3 Sedan | 349 |
9º | Mercedes Classe C | 308 |
10º | Citroën C4 Lounge | 258 |
11º | Mercedes Classe A | 209 |
A mudança de “passaporte” do Honda Civic - de nacional para estrangeiro - abre possibilidades para dois carros. Um deles é o próprio Chevrolet Cruze, seu rival histórico. É a chance da GM de melhorar sua participação na categoria. Porém, outro carro parece ter mais fôlego: o Caoa Chery Arrizo 6.
Recentemente, a Caoa Chery lançou o novo Arrizo 6 Pro, uma versão evoluída do sedã. O modelo compartilha a linha de produção de Jacareí (SP) com o Arrizo 6 GSX. Dono do único crescimento importante da categoria (+186%), o Arrizo 6 fechou o ano com 3,4 mil unidades e “canibalizou” seu irmão menor, o Arrizo 5, que deixou de ser produzido pela Caoa Chery.