PUBLICIDADE

Análise: Argo Drive 1.0 anda bem, mas exagera nos opcionais

Segunda versão mais barata do Fiat Argo cobra por itens importantes e fica em xeque perante alguns rivais, embora seja um carro agradável

2 set 2020 - 16h27
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Argo Drive 1.0: custa R$ 54.390, mas com opcionais e acessórios subiu para R$ 60.658.
Fiat Argo Drive 1.0: custa R$ 54.390, mas com opcionais e acessórios subiu para R$ 60.658.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Bonito ele é. Tem mais estilo do que o Gol e o Polo, é mais moderno do que o Ka, esnoba o HB20 e exibe aquele charme do design italiano que ofusca até as linhas do novo Onix. Estamos falando do Fiat Argo, o hatch compacto que disputa a 8ª posição no ranking de vendas com o Renault Kwid (do qual não é concorrente direto). O Argo tem três opções de motor (1.0, 1.3 e 1.8) e duas de câmbio (manual de cinco marchas e automático de seis). O câmbio GSR, automatizado de embreagem simples, foi discretamente aposentado. Nosso carro em questão é o Argo Drive 1.0, segundo na escala de preços, que vai de R$ 51.290 (1.0 básico) a R$ 72.490 (1.8 HGT automático).

O Fiat Argo Drive 1.0 custa R$ 54.390. Ele é R$ 3.100 mais caro do que o básico e R$ 2.400 mais barato do que a versão superior (Drive 1.3). Nesse caso, a diferença de potência é grande: -29 cv com gasolina e -32 cv com etanol. O Argo 1.0 usa motor de três cilindros com 72/77 cv (g/e); o Argo 1.3 tem motor de quatro cilindros com 101/109 cv. Em termos de equipamentos, eles são iguais. Vale a pena pagar R$ 2.400 a mais por um carro que tem 32 cavalos a mais de potência? Depende do uso: para quem roda só na cidade, não; para quem pega estrada, sim.

Central multimídia Mopar 9" é um acessório que inclui câmera de ré e custa R$ 3.599.
Central multimídia Mopar 9" é um acessório que inclui câmera de ré e custa R$ 3.599.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mas será que é um bom negócio comprar o Argo Drive 1.0 considerando o que existe disponível em sua faixa de preço? Leve em consideração que a beleza do carro esconde uma lista de equipamentos de série bem muquirana. Veja os preços dos hatch 1.0 aspirados a seguir.

CARRO PREÇO PONTO FORTE
Hyundai HB20 Sense 1.0  R$ 48.990 +R$ 1.000 acrescenta BlueÁudio
Ford Ka S 1.0  R$ 49.890 Direção elétrica e 85 cv
Ford Ka SE 1.0 R$ 50.740 My Connection com comandos de voz
Fiat Argo 1.0 R$ 51.290 R$ 3.100 mais barato que o Drive
Hyundai HB20 Vision 1.0 R$ 51.990  +R$ 1.000 acrescenta BlueMedia
Volkswagen Gol 1.0 R$ 53.610 Direção hidráulica e 84 cv
Fiat Argo Drive 1.0  R$ 54.390 Volante e quadro de instrumentos
Ford Ka SE Plus 1.0 R$ 54.490 Direção elétrica, 85 cv e Sync 2.5
Chevrolet Joy 1.0 R$ 55.990 Legado do Onix
Chevrolet Onix 1.0  R$ 56.290 Rádio e seis airbags
Chevrolet Onix LT 1.0 R$ 58.090 MyLink e seis airbags
Volkswagen Polo 1.0 R$ 58.750 Multimídia Composition Touch e 84 cv
Argo Drive 1.0 vem com aerofólio traseiro de série, que valoriza o visual do carro.
Argo Drive 1.0 vem com aerofólio traseiro de série, que valoriza o visual do carro.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dinamicamente, o Argo Drive 1.0 é um bom carro (dentro do que é possível esperar de um veículo com apenas 77 cavalos). Além de bonito e bem construído, ele tem um ajuste de suspensão excelente; não é mole nem duro no rodar. Os pneus de perfil alto (175/65 R14) ajudam no conforto. O carro é bem equilibrado, tem engates de marchas amigáveis e um ajuste de direção bem leve nas manobras e firme com velocidade. A assistência é elétrica. Apesar da baixa entrega de potência (com pico a 6.250 rpm), o carro circula bem na cidade se estiver com duas pessoas a bordo e sem bagagem pesada. O torque de 107 Nm está disponível em sua totalidade somente a 3.250 rpm, mas ele tem boa agilidade para circular entre 1.500 e 3.500 giros porque a 2ª e a 3ª marchas são curtas. Em acelerações ou subidas a partir de 0 km/h ele sofre bastante, devido à ausência de um turbocompressor. De qualquer forma, nenhum dos carros citados acima oferece turbo nessa faixa de preço.

Belo quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital: o melhor do Brasil.
Belo quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital: o melhor do Brasil.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O acabamento também é bom, o porta-malas acomoda 300 litros, a ergonomia é competente, a posição de dirigir não é muito afetada pela ausência de ajuste de profundidade (tem ajuste de altura) e o volante oferece boa pegada. O volante, aliás, é muito bonito, assim como o quadro de instrumentos, que consideramos o melhor do país. O Fiat Argo é um carro digno, que traz um forte apelo emocional por sua beleza. 

O consumo é uma das vantagens do motor 1.0. Ele faz 13,2 km/l na cidade e 14,2 na estrada, ambos com gasolina. Para quem prefere usar etanol, o Argo 1.0 faz 9,3 km/l na cidade e 10 na estrada. Com Start-Stop, a autonomia passa a ser de 14,2 km/l na cidade e de 14,5 na estrada, se abastecido com a gasolina, e de 9,8 na cidade e 10,3 na estrada, se abastecido com etanol. O sistema Start-Stop está num opcional de R$ 1.630, como veremos adiante. Melhor abastecer com gasolina (pelo menos na estrada). 

Fiat Argo tem três opções de motor e é um dos carros mais vendidos do país.
Fiat Argo tem três opções de motor e é um dos carros mais vendidos do país.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mesmo com todas as suas boas características, o Argo Drive 1.0 não é uma boa compra para quem coloca os números na ponta do lápis. Para começar, o carro que avaliamos não custa R$ 54.390. Esse preço é uma fachada para quem quer (alguém quer?) ou alguém que encontre um carro “pelado” (nas concessionárias é quase impossível). Ele tinha três acessórios que elevaram seu preço para R$ 58.938: alarme (R$ 570), sensor de estacionamento traseiro (379) e central multimídia Mopar 9” com câmera de ré (R$ 3.599). 

Se não bastasse isso, ele também veio com o Kit Tech opcional (R$ 1.630), que inclui Start-Stop, assistente de partida em subida e os controles eletrônicos de tração e estabilidade. Preço total do carro avaliado: R$ 60.658. Ou seja: já ficou bem mais caro do que um Volkswagen Polo 1.0, que tem motor de 84 cv (+7 cv) e multimídia Composition Touch, ou do que um Chevrolet Onix LT 1.0 com multimídia MyLink e seis airbags de série (o Argo Drive tem só os dois obrigatórios por lei).

Volante de direção tem boa empunhadura, com bonito design, e pode ser ajustado na altura.
Volante de direção tem boa empunhadura, com bonito design, e pode ser ajustado na altura.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A multimídia Mopar 9” é boa, mas não tem botões como a central Uconnect 7”, que é bem mais bonita e custa R$ 3.050 no opcional Kit Multimídia (inclui segunda porta USB e volante multifuncional). De qualquer forma, como o carro é manual e não tem câmbio borboleta, é possível usar os botões que ficam atrás do volante para ajustar o volume do áudio e trocar de estação/música. Além disso, sai mais em conta, pois a multimídia Mopar 9” já vem com câmera de ré. 

Na outra opção, é preciso pagar R$ 1.950 pelo Kit Parking. Ou seja: com os dois opcionais gasta-se R$ 5.000; com a multimídia Mopar 9” gasta-se R$ 3.599. Existem ainda duas opções mais baratas na lista de acessórios: um rádio bem simples por R$ 299 ou um rádio com bluetooth e entrada USB por R$ 669. Nos dois casos, é preciso comprar também os alto-falantes (R$ 451). O Fiat Argo Drive 1.0 tem ainda outros três equipamentos opcionais (leia abaixo, depois da ficha técnica).

Fiat Argo Drive 1.0 tem motor de 77 cavalos e câmbio manual de cinco marchas.
Fiat Argo Drive 1.0 tem motor de 77 cavalos e câmbio manual de cinco marchas.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Considerando o que o Argo Drive 1.0 oferece em termos de custo-benefício, é difícil recomendar sua compra em relação ao pacote de série que vem em dois de seus rivais. O Ford Ka SE Plus 1.0 tem motor um pouco mais potente (80/85 cv), faróis de neblina, sensor de estacionamento e a ótima central multimídia Sync 2.5 por R$ 54.490. Já o Hyundai HB20 Sense Pack 1.0 vem com multimídia, controle de estabilidade/tração, assistente de partida em rampa, airbags laterais, vidros elétricos traseiros e central multimídia BlueMedia 8” com Android Auto e Apple CarPlay por R$ R$ 54.590, porém com um pouco menos de potência (75/80 cv). Todos esses equipamentos estão ausentes da lista de série do Argo Drive 1.0 de R$ 54.390.

Mesmo assim (caso a questão financeira seja deixada de lado), podemos afirmar com segurança que o comprador de um Argo Drive 1.0 não vai se arrepender da compra. Pelo contrário, vai gostar muito do carro, como nós gostamos, mas por seus atributos intangíveis, como design, acabamento, dirigibilidade, bom gosto nos detalhes, ergonomia, relação de marchas, baixo nível de ruídos do motor, status, prazer ao dirigir, rede de concessionárias e confiança na marca. Essas coisas não têm preço -- e deve ser nisso que a Fiat aposta, no caso específico do Argo Drive 1.0.

Cabine do Argo Drive agrada pela ergonomia e fica imponente com a grande tela multimídia.
Cabine do Argo Drive agrada pela ergonomia e fica imponente com a grande tela multimídia.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os números

  • Preço: R$ 54.390
  • Motor: 1.0 flex
  • Potência: 77 cv a 6.250 rpm (e)
  • Torque: 107 Nm a 3.250 rpm (e)
  • Câmbio: 5 marchas MT
  • Comprimento: 3,998 m
  • Largura: 1,724 m
  • Altura: 1,503 m
  • Entre-eixos: 2,521 m
  • Vão livre: 155 mm
  • Peso: 1.105 kg
  • Pneus: 175/65 R14
  • Porta-malas: 300 litros
  • Tanque: 48 litros
  • Aceleração 0-100 km/h: 13s4
  • Velocidade máxima: 162 km/h
  • Consumo cidade: 13,2 km/l (g) ou 14,2 km/l (Start-Stop)
  • Consumo estrada: 14,2 km/l (g) ou 14,5 km/l (Start-Stop)
  • Emissão de CO2: 97 g/km ou 91 g/km (Start-Stop)
Logotipo Drive na lateral do carro indica a configuração superior à versão de entrada.
Logotipo Drive na lateral do carro indica a configuração superior à versão de entrada.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

OUTROS OPCIONAIS

Série especial S-Design (R$ 1.320)

  • Ar condicionado digital
  • Calotas das rodas com acabamento exclusivo
  • Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento
  • Faróis de neblina
  • Retrovisores externos elétricos com Tilt Down e luzes indicadoras de direção
  • Interno escurecido
  • Painel com detalhes e acabamento exclusivos
  • Retrovisores e spoiler traseiro com acabamento exclusivo
  • Logo FIAT escurecido
  • Moldura interna das portas com acabamento exclusivo
  • Badge lateral S-Design
Rodas aro 14 de aço com calotas têm quatro furos e vestem pneus com baixo atrito na rodagem.
Rodas aro 14 de aço com calotas têm quatro furos e vestem pneus com baixo atrito na rodagem.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Kit Bicolor (R$ 950)

Teto, retrovisores e detalhe do parachoque dianteiro com as seguintes opções de pintura:

  • Vermelho Monte Carlo com teto Preto Vulcano
  • Branco Banchisa com teto Preto Vulcano
  • Cinza Silverstone com teto Preto Vesúvio
  • Branco Alaska com teto Preto Vesúvio

Kit Convenience (R$ 1.830)

  • Retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré)
  • Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento.
Fiat Argo Drive 1.0: cheio de atributos intangíveis para compensar excesso de opcionais.
Fiat Argo Drive 1.0: cheio de atributos intangíveis para compensar excesso de opcionais.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Equipamentos de série

  • Aerofólio traseiro
  • Alarme antifurto
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Apoia-pé para o motorista
  • Ar condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro rebatível
  • Brake light
  • Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado
  • Direção elétrica progressiva
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Encosto de cabeça traseiro central
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Ganchos de fixação no porta mala
  • Ganchos de fixação no porta malas
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
  • HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
  • Iluminação do porta-malas
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência
  • Limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência
  • Maçanetas e retrovisores na cor do veículo
  • Novo motor 1.0 Firefly 6V Flex de 3 cilindros
  • Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
  • Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Rodas de aço estampado 5.5 x 14” com calotas integrais + Pneus "verde" com baixa resistência a rolagem 175/65 R14
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
  • Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
  • Volante com regulagem de altura
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade