Script = https://s1.trrsf.com/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Votação de brasileiros no exterior começa pela Oceania com eleitorado recorde em 134 países

Entenda como funciona o pleito presidencial fora do Brasil, a duração do processo por conta dos fusos e o perfil do eleitorado

3 out 2026 - 22h02
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A votação de brasileiros no exterior teve início na Nova Zelândia e alcança um contingente recorde de 918.876 eleitores distribuídos por 134 países nas Eleições Gerais de 2026. Com maioria feminina de 57%, esse grupo vota exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Devido aos múltiplos fusos horários, o pleito fora do território nacional tem duração de mais de 29 horas ininterruptas e será encerrado no Canadá, às 21h deste domingo, pelo horário oficial de Brasília.

A votação para os brasileiros que vivem no exterior começou oficialmente pela Oceania neste domingo (4). A Nova Zelândia foi o primeiro país a abrir as urnas eletrônicas para o pleito, às 8h no horário local, o que correspondeu às 16h deste sábado (3) pelo horário oficial de Brasília. A primeira seção eleitoral do país foi instalada na capital Wellington para receber os eleitores brasileiros, informou o g1.

Embaixada do Brasil em Wellington, na Nova Zelândia
Embaixada do Brasil em Wellington, na Nova Zelândia
Foto: Itamaraty / Perfil Brasil

Ao todo, 918.876 cidadãos com domicílio eleitoral fora do território nacional estão aptos a votar nas Eleições Gerais de 2026, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. O eleitorado cadastrado no exterior representa pouco mais de 0,5% do total de votantes do país e registrou um expressivo crescimento de 358% desde a eleição de 2010. O perfil do eleitorado mostra que as mulheres são maioria, representando 57% dos registros, enquanto os homens somam 43%, além do dado de que 52% dos cadastrados declaram estado civil solteiro.

A votação para quem mora fora do Brasil é realizada em 134 países espalhados pelos continentes. Por causa dos diferentes fusos horários ao redor do globo, o processo eleitoral no exterior se estende por mais de 29 horas ininterruptas. As atividades serão encerradas somente às 21h deste domingo (4), no horário de Brasília, quando as últimas seções localizadas no Canadá finalizarem o recebimento dos votos.

Os brasileiros cadastrados com domicílio eleitoral no exterior votam exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Nesses locais de votação internacional, não há pleito para os cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já no território nacional, o primeiro turno da eleição ocorre neste domingo (4), com horário de votação das 8h às 17h, seguindo de forma unificada o fuso oficial da capital federal, destacou o g1.

Perfil Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra