Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você sabia que o risco de infarto é maior na segunda-feira? Descubra o motivo

Pesquisa realizada na Irlanda revela que a segunda-feira é o dia com mais incidência de sofrer um infarto; saiba motivo.

6 set 2025 - 12h12
Compartilhar
Exibir comentários

Para a maioria das pessoas, a segunda-feira é sempre um dia difícil, já que indica o início da correria da semana. E não é à toa: um estudo revelou que as segundas-feiras são os dias com maior incidência de infartos.

Infarto.
Infarto.
Foto: Freepik / Portal de Prefeitura

A pesquisa, realizada pelo Belfast Health and Social Care Trust em parceria com o Royal College of Surgeons, na Irlanda, apontou que o risco de um ataque cardíaco é 13% maior nesse dia, o que está diretamente relacionado ao primeiro dia útil da semana.

O estudo analisou mais de 10,5 mil pacientes internados entre 2013 e 2018, na Irlanda e Irlanda do Norte, e identificou um pico de casos de Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST (STEMI), uma condição grave que ocorre quando uma artéria coronária é bloqueada. Os especialistas notaram que a maioria desses episódios acontecia justamente às segundas-feiras.

Por que na segunda-feira?

Uma das explicações mais aceitas para o aumento dos casos nas segundas-feiras é o nível elevado de estresse provocado pelo retorno à rotina de trabalho após o período de descanso do fim de semana.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que alterações no ritmo circadiano, o ciclo natural de sono e vigília do corpo, também podem contribuir para o aumento da incidência de infartos nesse dia.

O cardiologista Jack Laffan, que liderou a pesquisa informou em comunicado:

"O mecanismo exato para essas variações é desconhecido, mas presumimos que tenha algo a ver com a forma como o ritmo circadiano afeta os hormônios circulantes que podem influenciar ataques cardíacos e derrames."

"É provável que seja devido ao estresse de voltar ao trabalho. O aumento do estresse leva ao aumento dos níveis do hormônio do estresse cortisol, que está associado a um maior risco de ataque cardíaco."

Infarto no Brasil

O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país, segundo o Ministério da Saúde. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade