Vereadora Lessandra da Paiol: uma vida dedicada à causa animal
Vereadora mais votada de Itaquaquecetuba, município da Grande São Paulo, Lessandra tornou-se referência na cidade como defensora dos animais ao fundar a ONG GAARI, sigla correspondente a Grupo de Apoio aos Animais de Rua Indefesos
Quando era criança, a vereadora por Itaquaquecetuba, Lessandra Gonçalves, ou Lessandra da Paiol, sempre se comoveu com cachorros e gatos que estavam nas ruas. Logo, levava pra casa e começava a tentar arranjar famílias que pudessem adotar os bichinhos. Antes, não se falava tanto em ativismo animal. "Começou a virar um propósito e consegui montar a ONG GAARI em Itaquaquecetuba há 15 anos."
Junto com o veterinário Edson da Paiol, atuou em resgates de animais que precisam de ajuda, cirurgias e atendimento médico imediato. Além disso, já presenciou situações flagrantes de maus-tratos. Por isso, sente falta de leis mais duras para penalizar agressores de animais. "Recebi uma denúncia que não acreditei: o cachorro passava o dia inteiro dentro de um latão fechado, embaixo de sol escaldante. O cão foi tirado do tutor e ele foi levado à delegacia. Pra você ter uma ideia, o homem saiu da delegacia antes de mim. A lei é muito falha. É triste."
Lessandra da Paiol: vereadora em defesa da causa animal
Para mudar situações como estas, decidiu entrar na política. Assim, tornou-se a vereadora mais votada de Itaquaquecetuba e sua principal bandeira é a defesa dos animais. Ela afirma que a castração é a chave para evitar o abandono. "Por isso, criamos o Castramóvel, um centro cirúrgico itinerante. Já foram castrados mais de 30 mil animais em Itaquá. Em todo o estado, foram 200 mil, comemora.
Por fim, tem um recado para quem se sensibiliza com a causa: "faça a sua parte. Ajude com qualquer quantia em dinheiro a ONG mais próxima, ajude doando seu tempo para ir lá fazer carinho ou passear com os bichos, apenas ajude."