Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pierre Gasly fala sobre a esperança de dias melhores em 2026: 'Luz no fim do túnel'

12 jan 2026 - 19h06
Compartilhar
Exibir comentários

Pierre Gasly sonha por dias melhores para a Alpine na temporada de 2026 da Fórmula 1. Depois de um ano marcado por muitas dificuldades, o piloto assumiu acreditar que o novo regulamento da categoria representa uma "luz no fim do túnel" para a equipe. Segundo o francês, os avanços feitos pensando no próximo ciclo técnico foram fundamentais para manter a motivação durante o ano de transição.

Pierre Gasly fala sobre frustração e esperança com a Alpine
Pierre Gasly fala sobre frustração e esperança com a Alpine
Foto: Clive Rose/Getty Images / Perfil Brasil

Em 2026, a Alpine inicia uma nova era, onde deixa de ser equipe de fábrica e passa a utilizar motores Mercedes. A mudança, apesar de considerada difícil internamente, é vista pela cúpula do time como algo necessário para recolocar a marca em um caminho mais competitivo no longo prazo. 

A equipe francesa foi uma das primeiras a encerrar o desenvolvimento do carro de 2025 para focar no novo regulamento, decisão que levou a Alpine à última posição do Mundial de Construtores. Apesar de demonstrar apoio à decisão, Gasly também admitiu que precisou buscar estímulos fora do desempenho imediato em pista durante o período mais complicado da temporada.

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, o piloto falou sobre sua técnica para aguentar um ano difícil no esporte: "Tentei encarar cada fim de semana isoladamente, sem criar muitas expectativas. Foi um túnel muito longo na temporada passada, mas saber o que estamos fazendo para 2026 sempre me deu uma pequena luz. Conseguia ver essa luz no fim do túnel, e isso foi o que me ajudou a superar o ano."

Ainda assim, Gasly reforçou que os sacrifícios feitos pela Alpine em 2025 só farão sentido se renderem frutos a partir do novo regulamento. Para o piloto, os resultados atuais estão longe do desejado, mas o trabalho antecipado pode colocar a Alpine em uma posição mais favorável no futuro.

"Se isso nos trouxer resultados melhores, 2025 não vai importar. Tudo terá valido a pena. A realidade é que aquilo pelo que lutamos no último ano não é bom o suficiente. Esses meses nos deram a chance de começar um pouco à frente de alguns concorrentes e buscar mais sucesso, que é o que estamos procurando", afirmou Gasly.

2025 foi o ano menos produtivo da carreira de Pierre Gasly na Fórmula 1, excluindo 2017, quando o piloto disputou apenas cinco corridas no final da temporada. No total, foram 22 pontos somados e seu melhor resultado foi a sexta posição conquistada em Silverstone.

Apesar da falta de retorno, o piloto comemorou seu desempenho individual, que pode ser considerado consistente: "Foi a temporada em que marquei menos pontos. Pessoalmente, sinto que tive atuações muito fortes na pista, mas isso não traz satisfação. Fico feliz por conseguir superar o ano. O apoio ao time foi grande, e o que está sendo feito é um pouco drástico, mas às vezes, para alcançar algo grande, é preciso tomar decisões difíceis", concluiu.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por FORMULA 1® (@f1)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade