Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump alerta para possível retomada de conflito entre Israel e Irã

25 jun 2025 - 13h39
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (25) que, embora ambos os países estejam "cansados, exaustos", não descarta o retorno das hostilidades. "Lidei com os dois e ambos estão cansados, exaustos... e será que isso pode começar de novo? Acho que um dia, sim. Talvez comece em breve", declarou a repórteres durante evento na Flórida.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Além disso, Trump confirmou que seu governo pretende retomar conversas com o Irã na próxima semana, após a negociação sobre o programa nuclear iraniano falhar, o que resultou em um ataque dos EUA a instalações nucleares do país.

Trump reacende alerta sobre nova ofensiva entre Israel e Irã

O impasse em curso teve início em 13 de junho, quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma ofensiva contra centros nucleares do Irã. Horas depois, o Irã reagiu com ataques de retaliação, dando início a uma escalada que aumentou preocupações sobre um conflito mais amplo na região. No dia 21 de junho, os Estados Unidos realizaram ataques contra três instalações nucleares iranianas, ações descritas por Trump como um "incrível exercício de força americana que abriu caminho para a paz".

Após 12 dias de trocas de ataques intensos, os governos de Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo proposto pelos EUA. A trégua entrou em vigor na madrugada de 24 de junho, pondo fim ao episódio que Trump resumiu como a "Guerra dos 12 Dias". "Conversei com algumas pessoas e acho que esse nome me pareceu o mais correto", afirmou o ex-presidente.

Enquanto isso, o Irã reconheceu que suas instalações nucleares foram "gravemente danificadas" pelos bombardeios dos EUA, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmail Baghaei. A confirmação veio em entrevista à emissora Al Jazeera, após o regime e a mídia estatal terem minimizado inicialmente os impactos.

O ex-secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, destacou a destruição feita em Fordow, base nuclear iraniana, ao afirmar: "Se você quiser fazer uma avaliação do que aconteceu em Fordow, é melhor pegar uma pá grande e cavar bem fundo, porque o programa nuclear do Irã está obliterado". Hegseth acrescentou que o Irã voltou "para a mesa de negociações imediatamente, porque suas capacidades nucleares foram prejudicadas além do que achavam possível, graças à coragem de um comandante em chefe que liderou nossas tropas, apesar do que as notícias falsas querem dizer".

O episódio mais recente envolvendo o Irã ocorreu quando 14 mísseis foram disparados contra uma base americana no Catar, conforme relatado por Trump. "Vocês viram que 14 mísseis foram disparados contra nós outro dia, e eles foram muito gentis, nos avisaram." Ele elogiou o sistema de defesa dos EUA: "E os 14 mísseis de ponta que foram disparados na base no Catar, todos os 14, como você sabe, foram abatidos por nosso equipamento. Coisas incríveis, coisas incríveis que eles conseguem fazer. É como atirar uma bala com outra bala."

Trump também destacou que, mesmo diante desses ataques, só os artilheiros permaneceram na base, enquanto o restante do pessoal foi evacuado. O ex-presidente reforçou que o ataque visa conter o programa nuclear iraniano, considerado por muitos como uma ameaça à segurança regional.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade