Toprak Razgatlioglu é tricampeão mundial de Superbike em Jerez
A temporada de 2025 do Mundial de Superbike (WSBK) foi encerrada com um fim de semana perfeito de Nicolò Bulega em Jerez. No entanto, o maior triunfo do dia foi de Toprak Razgatlioglu, que cruzou a linha de chegada em terceiro e confirmou seu tricampeonato, antes de se despedir da categoria para correr pela Pramac na MotoGP em 2026.
Pole position, Bulega não teve uma boa largada e acabou sendo ultrapassado por Álvaro Bautista e Xavi Vierge na primeira curva. Apesar disso, o italiano recuperou Vierge ainda na volta seguinte e reassumiu a primeira posição no próximo giro, em uma manobra na curva 6.
Toprak Razgatlioglu, por outro lado, fez uma largada impressionante. O turco saiu da décima posição para a sétima ainda na volta inicial e escalou o pelotão em busca do título. Para conquistar o tricampeonato, o piloto precisava chegar entre os 13 primeiros.
Com bom ritmo durante toda a corrida, Toprak superou Andrea Iannone e Alex Lowes, antes de se aproximar do grupo que brigava pelo pódio. Na sexta volta, o piloto ultrapassou Vierge e assumiu a quarta colocação. Na metade da corrida, completou o trabalho ao passar Andrea Locatelli, garantindo sua posição entre os três primeiros e conquistando 13 pontos de vantagem no campeonato.
Nicolò Bulega manteve vantagem confortável de mais de 3 segundos e controlou a liderança até o fim. Já Bautista assegurou uma dobradinha da Ducati ao manter o segundo lugar, enquanto Toprak Razgatlioglu administrou o ritmo para cruzar em terceiro que lhe deu o título. O piloto da BMW encerra sua passagem Mundial de Superbike como quarto piloto da história a conquistar três ou mais títulos ao lado de Troy Bayliss, Carl Fogarty e Jonathan Rea.
Após a corrida em Jerze, o Mundial de Superbike entra de férias e retorna somente no próximo ano. A temporada 2026 está marcada para começar em Phillip Island, na Austrália, entre os dias 20 e 22 de fevereiro.
Ver essa foto no Instagram