PUBLICIDADE

Turquia: terremoto de 6,7 causa pequeno tsunami, diz agência

20 jul 2017 - 20h36
(atualizado em 21/7/2017 às 07h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Um terremoto de magnitude 6,7 na costa sudoeste da Turquia causou um pequeno tsunami na região, disse a agência europeia de terremotos EMSC, embora as autoridades turcas afirmem que grandes ondas eram mais prováveis do que um tsunami.

"Um pequeno tsunami está confirmado. EVITEM PRAIAS NA ÁREA, mas você está seguro em terrenos mais altos", disse a EMSC no Twitter.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos confirmou que o terremoto ocorreu a 1h31 da madrugada (19h31 de quinta-feira no horário de Brasília) e foi localizado no litoral da cidade costeira de Marmaris, na província de Mugla. O local fica perto das cidades turcas de Bodrum e Datca, ambas importantes centros turísticos, e a ilha grega de Kops, no arquipélago das Ilhas do Dodecaneso.

Foto: Reuters

A governadora de Mugla, Esengul Civelek, disse que os relatos iniciais mostraram que não houve grandes danos. Ela afirmou que um pequeno número de pessoas sofreu ferimentos leves.

O prefeito de Mugla, Osman Gurun, disse que cortes de energia afetaram certas partes da província e que as operadoras de telefonia sofreram problemas devido a sobrecargas. O prefeito de Bodrum, Mehmet Kocadon, declarou que o terremoto causou rachaduras pequenas em alguns edifícios antigos.

Foto: Reuters

A emissora turca NTV informou que réplicas do tremor estavam sendo sentidas na região, sendo que um terremoto secundário de magnitude 4,6 ocorreu a 1h52.

O terremoto, inicialmente relatado como de magnitude 6,9, foi muito superficial, apenas 10 km abaixo do fundo do mar, informou o Serviço Geológico dos EUA.

O órgão de desastres e emergências da Turquia (AFAD) disse que o tremor teve magnitude de 6,3, enquanto as autoridades locais afirmaram que o terremoto foi sentido na costa do Mar Egeu.

Foto: Reuters

Um tremor de magnitude 6,7 é considerado forte e capaz de causar dano considerável, mas os efeitos deste teriam sido atenuados por golpes no mar.

A Turquia é propensa a terremotos porque está localizada entre a placa arábica e a placa euro-asiática.

Câmera flagra reação de fregueses de café em momento de terremoto na Turquia:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade