PUBLICIDADE

Mundo

Chefe das Forças Armadas da França renuncia ao cargo

19 jul 2017 - 08h30
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Comandante das Forças Armadas da França, Pierre de Villiers, no Palácio do Eliseu em Paris 13/07/2017 REUTERS/Stephane Mahe
Comandante das Forças Armadas da França, Pierre de Villiers, no Palácio do Eliseu em Paris 13/07/2017 REUTERS/Stephane Mahe
Foto: Reuters

O comandante das Forças Armadas da França renunciou nesta quarta-feira após uma disputa acalorada com o presidente francês, Emmanuel Macron, sobre cortes no orçamento da Defesa, trazendo à prova o líder recém-eleito.

Em um comunicado, Pierre de Villiers, de 60 anos, disse que tentou manter uma força de defesa francesa com a capacidade de fazer um trabalho cada vez mais difícil dentro das restrições financeiras impostas, mas afirmou já não ser capaz de conseguir.

"Nas circunstâncias atuais, não me vejo mais capaz de garantir a força de defesa robusta que acredito ser necessária para garantir a proteção da França e dos franceses, hoje e amanhã, e sustentar os objetivos do nosso país", afirmou.

Macron aceitou a renúncia, acrescentou Villiers.

Uma disputa intensa começou na semana passada entre os dois homens, apenas dois meses depois da eleição de Macron, e no momento em que a França se preparava para a pompa militar de um desfile do dia da Bastilha em 14 de julho em que o presidente norte-americano, Donald Trump, foi o convidado de honra de Macron.

De Villiers, que compareceu a uma audiência fechada com parlamentares, usou uma linguagem forte para protestar contra o corte no orçamento da Defesa de 850 milhões de euros que Macron determinou como parte de seus esforços para controlar os gastos do Estado.

"Não vou deixar me f... assim", disse, de acordo com duas fontes parlamentares. "Eu posso ser estúpido, mas sei quando estão me fritando".

Macron tinha tornado pública a sua repreensão. "Eu assumi compromissos, eu sou o seu chefe", disse ele em um discurso para dezenas de oficiais superiores do Exército e suas famílias.

Veja também

Primeiro menino a receber transplante duplo de mãos supera rejeições e já joga beisebol e come sem ajuda:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade