PUBLICIDADE

Terceiro suspeito pelo assassinato de Bruno e Dom se entrega à polícia

Jeferson da Silva Lima, conhecido Pelado da Dinha, se apresentou por volta das 6h na Delegacia de Atalaia do Norte

18 jun 2022 - 10h51
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Jeferson da Silva Lima, conhecido Pelado da Dinha, se entregou na Delegacia de Atalaia do Norte
Jeferson da Silva Lima, conhecido Pelado da Dinha, se entregou na Delegacia de Atalaia do Norte
Foto: Divulgação/Polícia Civil

O terceiro suspeito de envolvimento no assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na região do Vale do Javari, no Amazonas, se entregou neste sábado, 18, à polícia.

O nome do suspeito é Jeferson da Silva Lima, conhecido Pelado da Dinha. Ele se apresentou por volta das 6h na Delegacia de Atalaia do Norte e está sendo interrogado pelos investigadores.

Pelado da Dinha estava com a prisão decretada pela Justiça e era considerado foragido. Em comunicado publicado na noite de ontem, a Polícia Federal (PF) pediu que se a população da região entrasse em contato com as autoridades imediatamente se tivesse informações que pudessem ajudar a localizá-lo. Depois de prestar depoimento, ele será encaminhado para audiência de custódia.

Estão presos ainda Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, que confessou o crime, e o irmão dele, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos. Ambos tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça do Amazonas por 30 dias.

Mandantes

Os policiais federais informaram na sexta-feira, 17, que os assassinos agiram sozinhos e que o crime não teve um mandante. O envolvimento de facções criminosas também foi descartado.

As linhas de investigação foram consideradas inicialmente tanto por causa do trabalho desenvolvido por Bruno, que orientava moradores a denunciar irregularidades nas reservas indígenas, quanto pela presença de traficantes de drogas e armas, caçadores ilegais, madeireiros e garimpeiros na região.

A Univaja, entidade para a qual o indigenista prestava serviços ao ser assassinado na Amazônia, criticou que a PF tenha descartado crime de mando na investigação.

“Com esse posicionamento, a PF desconsidera as informações qualificadas, oferecidas pela Univaja em inúmeros ofícios, desde o segundo semestre de 2021”, diz um trecho do comunicado divulgado pela entidade.

Perícia

A PF aguarda ainda o resultado da perícia nos restos mortais apontados por Pelado como sendo de Bruno e Dom. Ele guiou as equipes de busca na última quarta-feira, 15, até o local onde teria enterrado os corpos, a cerca de três quilômetros da margem do rio Itaguaí. O Instituto Nacional de Criminalística de Brasília, responsável pelos exames, confirmou a identidade do repórter. Os testes, no entanto, ainda não foram concluídos. Falta a identificação de Bruno e outros exames que devem ajudar a esclarecer a dinâmica do crime.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade