PUBLICIDADE

Vídeo viral com 'Dobby' de Harry Potter pode ser campanha de marketing

"Dobby" aparece em conteúdo postado por uma mulher no Facebook e deixa todo mundo com a pulga atrás ...

12 jun 2019 - 16h56
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Você provavelmente já deve ter visto um vídeo que anda circulando pela web, especialmente nas redes sociais, em que uma criatura estranha é flagrada em um estacionamento. O conteúdo, com 10 segundos de duração, foi visto mais de 12 milhões de vezes em uma postagem do Facebook — sem contar as outras que viralizaram por aí — desde a data de sua postagem, no dia 7 de junho.

Foto: TecMundo

Postado por Vivian Gomez, a gravação até impressiona inicialmente, porque ela parece real e mostra uma figura pequena, muito parecida com o elfo Dobby da série "Harry Potter", trotando perto de um carro. Como o registro parece autêntico, muita gente se perguntou: será mesmo que é real?

Eis que o pessoal do e-Farsas entrou em ação para desvendar o mistério. Em primeiro lugar, eles investigaram a conta de quem subiu o conteúdo com o texto: "acordei no domingo de manhã e vi isso na minha câmera. Estou tentando descobrir ... que diabos! Primeiro, vi a sombra andando da minha porta, quando então vi essa coisa ... Alguém mais viu isso em suas câmeras? As outras duas câmeras não a pegaram por algum motivo".

Jogada de marketing?

A revista estadunidense Newsweek e outras publicações tentaram entrar em contato com Vivian, sem sucesso. O vídeo não possui dados sobre data e hora e emite som — o que não é comum em gravações de câmeras de segurança. Além disso, as sombras sugerem que alguém teria aberto a porta para o "Dobby" passar.

Além disso, há um outro registro, de uma mulher chamada Jacqueline Ramirez, de um dia antes da publicação de Vivan. Como não é difícil comprar uma máscara desse personagem do Harry Potter por aí, então as suspeitas de uma montagem aumentaram — uma criança pode facilmente se passar por essa "criatura".

Para completar, no final de semana, justamente no dia 7 de junho, a WB Games e a Niantic lançou o mais novo trailer do game "Harry Potter: Wizards Unite". Coincidência? O e-Farsas ainda diz que há indícios de ação de alguma agência de publicidade. Parece mesmo que estamos diante de uma boa jogada de marketing — mas, por enquanto, ninguém desmente ou assume a autoria. E você, o que acha?

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade