PUBLICIDADE

OMS classifica vício em jogos como problema de saúde mental

O transtorno foi catalogado no CID, a bíblia de doenças reconhecidas e diagnosticáveis

18 jun 2018 - 16h38
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Alguns pais podem ter um novo argumento para limitar o 'tempo de tela' dos filhos, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer o vício em videogames como problema de saúde mental.

A Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS, uma bíblia de doenças reconhecidas e diagnosticáveis, descreve a dependência de jogos digitais e de vídeo como "um padrão de comportamento persistente ou recorrente de jogos" que se torna tão grande que "prevalece sobre outros interesses de vida".

O especialista da OMS em saúde mental e abuso de substâncias Shekhar Saxena disse que alguns dos piores casos observados em pesquisa global foram de pessoas jogando até 20 horas por dia, perdendo o sono, refeições, trabalho ou escola e outras atividades diárias.

Vício em jogos agora se tornou um transtorno de saúde mental reconhecido pela OMS
Vício em jogos agora se tornou um transtorno de saúde mental reconhecido pela OMS
Foto: Kosamtu / iStock

Ele ressaltou que apenas uma pequena minoria de pessoas que jogam videogames desenvolvem o problema, mas disse que o reconhecimento de sinais de alerta pode ajudar a evitá-lo.

"Este é um comportamento ocasional ou transitório", disse, acrescentando que um diagnóstico potencial de distúrbio pode ser feito apenas se o comportamento persistir por cerca de um ano.

O CID, que tem sido atualizado nos últimos 10 anos, abrange 55 mil tipo de lesões, doenças e causas de morte. O guia serve de base para a OMS e outros especialistas ver e responder às tendências em saúde.

"Isso nos permite entender muito sobre o que faz as pessoas adoecerem e morrerem, e tomar medidas para evitar o sofrimento e salvar vidas", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em comunicado.

O CID também é usado por seguradoras de saúde cujos reembolsos dependem das classificações do guia.

Veja também:

Cyberpunk 2077 em primeira pessoa, jogamos Resident Evil 2 Remake - IGN Daily Fix:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade