PUBLICIDADE

Unidades de software da Emerson e AspenTech anunciam fusão em acordo de US$11 bi

11 out 2021 - 14h23
(atualizado em 12/10/2021 às 07h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A Emerson Electric informou nesta segunda-feira uma fusão entre suas unidades de software com a rival de menor porte Aspen Technology em um acordo de cerca de 11 bilhões de dólares, impulsionando seu negócio de automação industrial.

Logo da Emerson
13/1/2020 REUTERS/Brendan McDermid
Logo da Emerson 13/1/2020 REUTERS/Brendan McDermid
Foto: Reuters

"Vimos uma oportunidade atraente para acelerar nossa estratégia de software para capitalizar no cenário de software industrial, que está em rápida evolução", disse o presidente-executivo da Emerson, Lal Karsanbhai.

"Nossos clientes estão procurando, cada vez mais, parceiros para ajudar a obter um desempenho mais forte conforme automatizam os fluxos de trabalho."

O software da nova empresa, resultado da fusão, também apoiará as necessidades de sustentabilidade nos mercados de energia verde, como biocombustíveis, hidrogênio e captura de carbono, disse Emerson. O acordo em dinheiro e ações, anunciado nesta segunda-feira, é para cerca de 160 dólares por ação, e os acionistas da AspenTech receberão 87 dólares e 0,42 em participação da nova empresa para cada ação que possuem atualmente.

O preço implica um prêmio de cerca de 27% para o fechamento da AspenTech em 6 de outubro, antes da Bloomberg News noticiar as primeiras negociações entre as duas empresas, e cerca de 13% para o último fechamento das ações na sexta-feira.

A Emerson também disse que deterá 55% da nova empresa, enquanto os acionistas da AspenTech deterão o restante da companhia, que manterá o nome da AspenTech e será liderada pelo seu atual presidente-executivo, Antonio Pietri.

O acordo, que deve ser cumulativo para os lucros ajustados após o primeiro ano, deve ser fechado no segundo trimestre de 2022.

A AspenTech tem uma capitalização de mercado de cerca de 9,49 bilhões de dólares, enquanto a Emerson está avaliada em mais de 57 bilhões de dólares, de acordo com dados da Refinitiv Eikon.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade