PUBLICIDADE

Teclado Gboard para de funcionar no Android e usuários enfrentam problemas

Falha já se estende há quase uma semana e pode impedir o desbloqueio da tela do celular; veja formas de contornar o problema

17 dez 2019 - 12h15
(atualizado em 18/12/2019 às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Usuários do Gboard, teclado para dispositivos Android do Google, têm enfrentado problemas com a ferramenta há quase uma semana, conforme relatos de pessoas no Twitter na manhã desta terça-feira, 17. Além de mensagens de erro, o aplicativo também não estaria aparecendo da forma correta na tela de desbloqueio.

'Gboard parou de funcionar' ou 'Gboard apresenta falhas continuamente', são algumas das mensagens que aparecem quando se tenta digitar uma palavra ou frase. A falha tem sido comentada desde a tarde da última segunda-feira, 16, quando os usuários levaram o assunto aos trending topics do Twitter.

Ainda nesta manhã é possível encontrar comentários sobre o tema na rede social. Entre as reclamações, estão relatos de pessoas que não conseguem digitar a senha alfanumérica para desbloquear o aparelho ou até mesmo escrever a palavra 'teclado' na Google Play Store, para conseguir fazer o download de outro tipo de ferramenta de digitação.

Mas, ao que tudo indica, o pesadelo parece estar acabando para algumas pessoas, que já teriam recebido um aviso de atualização do Gboard.

No entanto, apesar de ter ganhado destaque recentemente, o problema não é uma 'novidade', já que desde a última quarta-feira, 11, usuários reclamavam na Google Play Store sobre a instabilidade do aplicativo, que teria acontecido após uma atualização.

Vale lembrar que o Gboard se tornou extremamente popular nos smartphones Android e passou a ser utilizado como padrão de fábrica por marcas como Motorola e Xiaomi. Entre os recursos que ele oferece está a possibilidade de criar figurinhas com o rosto do usuário e o envio de GIFs e emojis diferenciados.

Questionado, o Google Brasil disse que "estamos cientes de uma falha em uma atualização recente para usuários do Gboard no Android 7.1 e versões anteriores que causou um mau funcionamento no teclado. Já estamos corrigindo o problema. Para a maioria das pessoas, o aplicativo será atualizado automaticamente. Para alguns usuários, pode ser necessário reiniciar o dispositivo para que a atualização passe a funcionar."

Gboard parou, o que fazer agora?

Enquanto o Google não conserta a instabilidade, a opção é ativar um novo teclado. O procedimento é bem simples e pode ser feito na própria Google Play Store. O Teclado SwiftKey, Cheetah Keyboard e o Teclado Go possuem boas avaliações e podem servir como alternativa.

Se a digitação e a pesquisa por voz não estiverem disponíveis, é possível fazer a busca e o download do novo teclado pelo computador. A Google Play Store pode ser acessada pelo navegador por meio da conta Google. Depois, basta escolher o modelo desejado e selecionar o dispositivo Android em que você quer que ele seja instalado.

Quem quiser continuar com o Gboard, uma opção é tentar 'limpar os dados' e depois 'limpar o cache' do aplicativo. A solução, que parece dar certo em alguns casos, pode ser feita da seguinte forma:

1. Vá em configurações/ 2. acesse 'Aplicativos' e abra o 'Gboard'/ 3. vá em 'Armazenamento'/ 4. depois, acesse 'Limpar Dados' e 'Limpar Cache'

Outra alternativa bem simples pode ser desinstalar e reinstalar o aplicativo. Assim como o método anterior, essa solução tem se mostrado bastante eficaz para alguns usuários.

Já para os usuários da Samsung, o processo pode ser um pouco mais simples, já que a fabricante oferece nos seus aparelhos um teclado de fábrica que pode ser ativado a qualquer momento. Para tal, basta realizar os seguintes passos:

1. Vá em configurações e acesse 'Gerenciamento geral' / 2. em 'Idioma e Entrada', vá em 'Teclado Padrão'/ 3. selecione a opção 'Teclado Samsung'

Para quem não está conseguindo realizar o desbloqueio da tela, existem três alternativas: a primeira, infelizmente, é aguardar o Google consertar o problema. Nesse meio tempo, a solução é utilizar as redes sociais pelo computador.

A segunda é plugar um cabo OTG para conectar um teclado físico ao smartphone, e assim digitar a senha. Em algumas lojas físicas, é possível encontrar a ferramenta por valores em torno de R$ 10. Na internet, existem opções por R$ 5. O método costuma funcionar bem em dispositivos Android que sejam superior a versão 4.4.

Já a terceira, um pouco mais brusca, envolve o reset do celular para a versão de fábrica. Na internet, é possível encontrar diversos tutoriais de como fazê-lo, de acordo com cada tipo de aparelho. No entanto, a opção não é a mais recomendada, já que arquivos como fotos, músicas e vídeos podem ser perdidos durante o processo.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade