PUBLICIDADE

Crimes digitais com penas mais duras

Usuários mais protegidos pela lei

22 out 2021 09h00
ver comentários
Publicidade

Os canais digitais levam a gente para qualquer canto, a toda hora, para fazer de tudo. Mas todos temos que seguir leis e regras, senão a praticidade vira armadilha e a facilidade se torna perigo constante e de variedade assustadora. Para proteger mais a nossa sociedade, o Poder Legislativo Brasileiro tem se posicionado com novas leis para punição e intimidação de tais ataques. O combate a estas infrações penais estabeleceu a criação de delegacias especializadas no combate aos crimes cibernéticos, que se propõe a combater o bullying praticado pela rede, que criminaliza a divulgação de cenas de sexo, nudez ou estupro sem o consentimento da vítima, entre outras atrocidades online.

Foto: Divulgação

  Este ano ficou mais dura a penalidade para crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. A pena de reclusão varia de quatro a oito anos, mesmo se os aparelhos não estiverem conectados à Internet, seja com violação de senhas, mecanismos de segurança ou com o uso de programas invasores. A invasão de um aparelho alheio, com o fim de obter, adulterar ou até destruir dados ou informações sem autorização responde por pena e reclusão de um a quatro anos mais multa. Caso resulte ainda em prejuízo econômico, a pena aumenta de 1/3 a 2/3. Se obtiver com a invasão, a obtenção de conteúdo de comunicação eletrônica privada, segredos comerciais ou informações sigilosas ou o controle remoto do dispositivo, a pena e reclusão pode variar de 2 a 5 anos e multa. E mais! Se crime for praticado contra idoso ou vulnerável a pena aumenta de um terço ao dobro, dependendo do resultado.

  Muitas destas invasões acontecem durante o home office. E para termos mais tranquilidade na hora do trabalho híbrido, à medida que os escritórios reabrem, esta divisão entre casa e empresa vai exigir atenção, já que muitos profissionais reconheceram que os golpes ficaram cada vez mais sofisticados durante o home office. Os desafios da força de trabalho híbrida incluem o constante vai-e-vem dos dispositivos emitidos pela empresa, a falta de controle sobre as configurações dos trabalhos feitos de casa e a mistura de dispositivos pessoais e da empresa com outras empresas e negócios pessoais, respectivamente. Por exemplo, se você pagar suas contas ou fazer compras online usando seu dispositivo de trabalho, ele abre vários novos caminhos para um hacker entrar direto na rede corporativa. Com a guarda menos atenta, você pode ser vítima de páginas de login falsas ou golpes de phishing. Siga os passos de segurança e tenha um Antivírus Terra para te ajudar nesta readaptação. Fique seguro.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade