PUBLICIDADE

Russa Yandex inicia testes de entregas com robôs autônomos

7 nov 2019 - 14h06
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A gigante russa da internet Yandex começou a testar robôs de entrega autônomos, na mais recente adição ao seu arsenal tecnológico, informou a empresa nesta quinta-feira.

04/10/2018
REUTERS/Shamil Zhumatov
04/10/2018 REUTERS/Shamil Zhumatov
Foto: Reuters

Nomeado em homenagem ao veículo de exploração espacial, o Yandex.Rover é um robô do tamanho de uma maleta que pode andar pelas calçadas em ritmo de caminhada, carregando pequenos pacotes, usando uma tecnologia adaptada da unidade de carros autônomos da empresa.

A Yandex, frequentemente descrita como 'Google da Rússia', opera vários serviços que poderiam se beneficiar da entrega autônoma, em particular o serviço de entrega de restaurantes Yandex.Eda, o braço de comércio eletrônico Yandex.Market, uma joint venture com o banco russo Sberbank e lançou recentemente o serviço de entrega de compras de mercado, Yandex.Lavka.

Os testes para o Yandex.Rover já estão em andamento na sede em Moscou, onde o dispositivo se move sozinho, mas sob supervisão humana, informou a empresa em comunicado.

Após a tecnologia ser aperfeiçoada, a Yandex considerará a venda de robôs para outras empresas, além de usá-los em seus armazéns.

O chefe de direção autônoma da Yandex, Dmitry Polishchuk, disse que a adaptação das tecnologias existentes ajudou no rápido desenvolvimento do Yandex.Rover e está otimista quanto ao uso que eles farão no futuro.

A Yandex começou a testar seus carros autônomos em 2017. Nos parques tecnológicos de Skolkovo e Innopolis, nos arredores de Moscou, os táxis sem motorista operam em zonas de teste.

No fim de 2018, a Yandex recebeu uma licença para operar em Israel e começará os testes nos EUA a partir de junho de 2020.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade