PUBLICIDADE

Robô igual a Albert Einstein é usado para estudo nos EUA

Com robô, pesquisadores descobriram que pessoas imitam expressões faciais dos outros

24 jul 2014 - 18h18
(atualizado às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O robô Einstein usado pela Universidade da Califórnia</p>
O robô Einstein usado pela Universidade da Califórnia
Foto: Reprodução/Mashable

Um robô com a aparência do físico Albert Einstein foi criado para um estudo sobre mímica facial. Com ele, o psicólogo Piotr Winkielman, da Universidade da Califórnia, descobriu que os humanos tendem a imitar a expressão facial de outros, segundo informações do Mashable.

Os pesquisadores observaram como estudantes interagiram com o robô de Albert Einstein. O resultado foi que os alunos imitaram espontaneamente as expressões faciais do androide, mesmo sabendo que o robô era artificial e até quando se sentiam desconfortáveis na presença dele. Essa peculiaridade humana já foi observada em macacos.

Quando as pessoas sorriem, outros tendem a sorrir também. Em outras palavras, essa resposta de empatia é tão forte nos seres humanos, que eles até copiam instintivamente a expressão de um robô.

“A tecnologia moderna pode produzir androides que não só se parecem com seres humanos, mas que também movimentam seus rostos como humanos, e portanto podem ‘forçar’ os humanos a sincronizar com eles”, disse Winkielman. “Há diversos tipos de tentativa de levar robôs humanoides para a área de cuidados de saúde, indústria de serviços e para casas regulares. Este estudo mostra como esses androides modernos podem, via mímica, criar uma ‘relação’ com seres humanos”, completou o psicólogo.

Aprenda a fazer a manutenção de computadores Aprenda a fazer a manutenção de computadores

Saiba como montar e consertar computadores e aprenda a instalar hardwares, softwares e muito mais. Curso com certificado do MEC, comece agora mesmo!

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade