2 eventos ao vivo

Especialistas se dividem sobre impacto de robôs nos empregos

Enquanto uns acreditam que robôs irão causar desemprego, outros imaginam que os homens vão criar novas funções para ganhar dinheiro

6 ago 2014
17h46
atualizado às 17h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Foto: Divulgação

Embora a inteligência artificial e a robótica irão expandir em segmentos como saúde, transporte, manutenção da casa e serviço ao consumidor, especialistas estão divididos sobre qual o impacto os robôs terão nos empregos dos humanos. É o que mostrou uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pela Pew Research.

O estudo foi realizado com 1.896 respondentes, e 48% deles acreditam que os robôs irão tirar o emprego de trabalhadores da área manual, como de produção, limpeza e construção, além da área corporativa. Segundo eles, a inteligência artificial vai resultar em um desequilíbrio em salários, altas taxas de desemprego e crises na ordem da sociedade.

No entanto, a outra metade dos participantes da pesquisa (52%), espera que a tecnologia não substitua mais empregos do que os que vai criar até 2025. Eles acreditam que os homens vão criar novas posições e indústrias para se sustentarem, da mesma forma que vêm fazendo desde a Revolução Industrial.

Os respondentes também disseram que haverá mudanças positivas na relação da sociedade com os empregos, de forma que os homens vão retornar a modos de produção artesanais, ou vão focar em mais tempo para o lazer e para passar com a família.

Túnel do tempo: relembre gadgets dos anos 80 e 90 Túnel do tempo: relembre gadgets dos anos 80 e 90

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade