PUBLICIDADE

No Brasil, 198 mil contas de WhatsApp foram clonadas em janeiro

Golpes que prometem benefícios ainda são líderes nos golpes que clonam contas de usuários no País

19 fev 2020 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo levantamento da startup de segurança PSafe alerta que o número de contas do WhatsApp clonadas com golpes continuam aumentando. Só em janeiro deste ano, 198 mil contas cairam nas mãos dos criminosos, sendo a maioria delas no estado de São Paulo.

Na capital paulista, 41,2 mil contas foram afetadas, seguida pelo Rio de Janeiro com 24,2 mil e Minas Gerais, com 15,9 mil. O golpe mais utilizado envolve falsas vagas de emprego, assuntos referente à bolsas de auxilio do Governo Federal - como o Bolsa Escola - e o oferecimento de cartão de crédito para negativados.

Outra armadilha que continua em crescimento é aquele em que o golpista liga para o usuário informando sobre algum prêmio ganho - geralmente convites para festas ou espetáculos - e pede que, em troca, o usuário forneça um código, que é usado para acessar a conta no WhatsApp.

Saiba como se proteger

Ao todo, a PSafe identificou 7,590 mil golpes únicos em janeiro de 2020, que lesaram cerca de 13,6 milhões de usuários no Brasil. Para se proteger, a dica dos especialistas é sempre acionar a verificação em duas etapas no WhatsApp. A função pode ser habilitada no próprio aplicativo, na aba de "Configurações", e depois em "Conta".

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade