PUBLICIDADE

Centro de excelência tecnológica é inaugurado no interior do RS

Grupo Meta investiu cerca de R$ 5 milhões nos últimos cinco anos na região

14 abr 2013 - 17h41
(atualizado às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Foi em São João do Polêsine (RS), município com 2.635 habitantes na Região Central do Rio Grande do Sul, que nasceu um centro de excelência tecnológica capaz de atender clientes de todo o mundo. A inauguração do empreendimento do Grupo Meta ocorreu no sábado, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, que fica no distrito de mesmo nome.

O Centro de Excelência em Desenvolvimento SAP, o segundo no país do Grupo Meta, foi inaugurado no sábado, mas ele já vem recendo atividades desde janeiro deste ano. E o trabalho para que ele existisse começou há cerca de cinco anos. Nesse período, foram investidos aproximadamente R$  5 milhões em ações como a manutenção de um curso de graduação em Sistemas de Informação em parceria com a Antonio Meneghetti Faculdade – que também fica no Recanto Maestro, mas no lado que pertence ao município de Restinga Seca –, e até mesmo a realização de cursos e palestras nas escolas da região para despertar o interesse de alunos do ensino básico pela área de tecnologia.

O investimento já levou jovens da região a serem contratados pelo Grupo Meta, como Flávio Esperidião, 21 anos, que estuda Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele é natural de Nova Palma, cidade da chamada região da Quarta Colônia que fica a 19 quilômetros de São João do Polêsine. Para se ter uma ideia, Esperidião precisa viajar cerca de 40 quilômetros até o campus da UFSM.

O caminho de casa até o centro de excelência do Grupo Meta é a metade da distância. Até pouco tempo, Esperidião não tinha a perspectiva de conseguir um bom emprego em sua área perto de onde mora. “O único horizonte era se formar e sair para um grande centro”, constata o estudante da UFSM, que passou por uma seleção que teve centenas de candidatos da região.

Parceria com municípios da região

De olho no desenvolvimento, prefeitos da região da Quarta Colônia – que recebe este nome por ter sido a quarta área de assentamento para os imigrantes italianos que foram parte o Rio Grande do Sul no século 19 – já estão se associando ao Grupo Meta e à Antonio Meneghetti Faculdade para melhorar a educação em seus municípios. No sábado, durante o coquetel de apresentação da nova sede, um protocolo de intenções foi assinado com a prefeitura de São João do Polêsine.

“Estamos criando um projeto piloto para melhorar a educação no município. Isso é importante para que nossos alunos vejam a importância de se fazer um curso superior. Já valorizamos a questão de línguas, com italiano e inglês no currículo e vamos trabalhar para aprimorar os temas ligados à lógica e à matemática, mexer em alguns pontos”, diz a prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen (PMDB). O município já tem parcerias com a Antonio Meneghetti Faculdade nas áreas de música e esportes.

A instalação do Grupo Meta no Recanto Maestro nasceu a partir da constatação de que quase todas as empresas brasileiras de tecnologia da informação (TI) hoje atuam nos grandes centros econômicos e, mesmo que o interior do Brasil possua uma boa formação acadêmica na área tecnológica, os jovens ainda se veem obrigados a deixar suas cidades de origem e migrar para as capitais a fim de alcançar espaço no mercado de trabalho.

“Em vez de ir para a Índia ou ouros locais, a gente fez uma opção por ficar no Brasil. A gente acredita que no interior do País existem muitas opções de desenvolvimento local. Dessa forma, é possível integrar os objetivos  das comunidades com os objetivos da famílias e se consegue alavancar tanto a comunidade quanto a própria empresa”, afirma o presidente do Grupo Meta, Telmo Costa.  “Nossos funcionários estão prepararados para, do Recanto Maestro, atender clientes de qualquer parte do mundo”, completa Costa.

SAP, o principal sistema de gestão das empresas de grande porte

O cento inaugurado pelo Grupo Meta é focado em Desenvolvimento SAP, que é o principal sistema de gestão das empresas de grande porte que possibilita gerenciar dados financeiros, contas a pagar e contabilidade, entre outros.  A sigla veio do nome da empresa alemã que criou o software.

Era uma abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung (em  português, Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados). O trabalho do Grupo Meta é implantar o SAP e fazer adaptações pedidas pelos clientes.

Com 22 anos de atuação, o Grupo Meta conta hoje com colaboradores espalhados por escritórios nos principais centros econômicos do Brasil, incluindo São Paulo (sede), Rio Grande do Sul e Paraná, que atendem 315 clientes, além de realizar projetos em 16 outros países. O investimento em São João do Polêsine é uma alternativa para driblar a escassez de mão de obra qualificada típica do setor de TI no Brasil.

O programa Grupo Meta no Recanto Maestro foi apresentado como modelo no encontro “Brasil do Milênio em Paris”, realizado em dezembro de 2010 no Conselho Econômico da França. O projeto contribui com três dos oito objetivos do milênio estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, que almejam a resolução até 2015 em todos os países do mundo dos oito piores problemas identificados atualmente.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade