PUBLICIDADE

Mundo

Cofundador do WikiLeaks desaparece na Noruega

Arjen Kamphuis não é visto desde 20 de agosto

4 set 2018 - 16h51
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia norueguesa abriu no último domingo (2) uma investigação para descobrir a localização do cofundador do WikiLeaks, o holandês Arjen Kamphuis, que é dado como desparecido desde o último dia 20 de agosto.

"A polícia se recusa a especular sobre o que poderia ter acontecido com ele", disse o porta-voz da corporação. Pelo Twitter, o WikiLeaks relatou o desaparecimento, afirmando que o holandês foi visto pela última vez no último dia 20 de agosto em Bodo, na Noruega.

Arjen Kamphuis é dado como desparecido desde o último dia 20 de agosto.
Arjen Kamphuis é dado como desparecido desde o último dia 20 de agosto.
Foto: Reprodução / Twitter / Ansa

Segundo postagem no Twitter da plataforma, Kamphuis teria reservado um voo para a cidade norueguesa de Trondheim no último dia 22, de onde seguiria de trem para Amsterdã, mas o holandês não embarcou no avião. A instituição sugere que o desaparecimento é "estranho" e relata que uma viagem de trem entre as duas cidades duraria 10 horas.

Kamphuis, que tem 47 anos, fundou a empresa de cibersegurança Gendo, onde é diretor de tecnologia, além ter escrito, junto com o australiano Julian Assange, o livro "Segurança da Informação para Jornalistas", sobre a nova forma de fazer jornalismo investigativo. Em 2010 ele foi um dos colaboradores de Assange na criação da plataforma WikiLeaks, que vazou dados confidenciais de governos pelo mundo.

WikiLeaks
WikiLeaks
Foto: Canaltech

Assange atualmente vive na embaixada do Equador no Reino Unido, onde é procurado por violar as normas de liberdade condicional. A Justiça norte-americana também pede a prisão do australiano pelo vazamento de dados confidenciais. O governo equatoriano anunciou em julho que pretende encerrar o asilo político após negociações com Londres.

Veja também:

Wikileaks vaza programa secreto de espionagem dos EUA:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade