3 eventos ao vivo

Os fracassos que levaram o criador da Wikipedia ao sucesso

Fundador da enciclopédia digital contou sobre como seus erros como empreendedor o levaram a fundação do 5º site com maior tráfego do mundo

28 nov 2019
16h51
atualizado às 17h22
  • separator
  • 0
  • comentários

Por trás de um grande sucesso, existem muitos fracassos. Essa foi a mensagem do discurso do fundador do Wikipedia, o americano Jimmy Wales, para os empreendedores presentes na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (28). O criador do quinto site com maior tráfego no mundo contou sobre como suas ideias não deram certo até fundar a enciclopédia digital.

Jimmy Wales, fundador da enciclopédia digital
Jimmy Wales, fundador da enciclopédia digital
Foto: Matheus Riga / Equipe portal

O estigma por trás de empreendedores bem-sucedidos, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, é de que, para ser bilionário, é necessário largar tudo e criar uma empresa disruptiva em uma primeira tentativa. “Esse estereótipo não tem nada de realista”, afirma Wales. “Donos de negócio na vida real sempre erram, erram e erram de novo.” A dificuldade de criar e manter novos negócios, de acordo com o criador do Wikipedia, é justamente aprender com os erros e aprimorar processos.

Em seu discurso, Wales contou que, antes de criar o Wikipedia, não conseguiu dar prosseguimento a pelo menos três ideias de negócio: a de um site em que as pessoas poderiam pedir comida diretamente para os restaurantes; um buscador; e uma enciclopédia digital que utilizasse apenas artigos de doutores em determinados temas. Esses três negócios não deram certo, segundo ele, por diversos motivos, como, por exemplo, rentabilidade, timing ou concorrência.

Quando criou a enciclopédia digital com artigos de especialistas, Wales chegou a gastar US$ 250 mil dólares pelos 12 primeiros textos. “Eu vi que essa ideia teve certa atratividade, mas não deu certo porque eu não entendia de comunidades online, não sabia como estimular as pessoas a fazer o que elas queriam”, afirma. Foi, então, que decidiu abrir a edição de artigos para que qualquer um pudesse contribuir.

O sucesso na criação do Wikipedia ocorreu quando o americano não tinha planejado e estruturado cada passo que daria para manter sua nova ideia. “Só quando eu não tinha nenhum tipo de plano de negócio, e não ofereci nenhuma propaganda, deixando qualquer pessoa editar, que deu certo”, diz. Hoje, a enciclopédia digital recebe 600 milhões de visitar por mês e está disponível em mais de 280 línguas.

Para os empreendedores, o fundador do Wikipedia deu duas dicas: que testassem suas ideias rapidamente para ver se elas têm atratividade; e que entendessem que um insucesso muitas vezes tem mais a ver com fatores externos. “Muita gente acha que se um negócio não dá certo, elas são um completo fracasso”, diz. “É importante aprender que existem muitas coisas fora do seu controle que podem influenciar em seu negócio.”

Veja também:

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade