PUBLICIDADE

Google realiza reuniões na Europa sobre privacidade na rede

Enquanto isso, os reguladores estão trabalhando em orientações para os motores de busca, que também incluem Microsoft e Yahoo

8 set 2014 - 08h50
(atualizado às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em julho, o Google disse que tinha recebido mais de 90 mil pedidos e aceito mais da metade</p>
Em julho, o Google disse que tinha recebido mais de 90 mil pedidos e aceito mais da metade
Foto: Chris Helgren / Reuters

Um painel organizado pelo Google vai realizar a primeira de uma série de reuniões na terça-feira para debater o equilíbrio entre a privacidade e o livre fluxo de informações depois de uma decisão judicial de maio ter reforçado o "direito de ser esquecido" dos europeus.

O evento acontece em Madri e será o primeiro de sete encontros em capitais europeias. A discussão surge em um momento em que o gigante da internet luta com milhares de pedidos por mês para remover de seus resultados de busca antecedentes criminais graves, fotos embaraçosas, casos de bullying online e histórias negativas na imprensa.

Em meados de julho, o Google, que detém mais de 80% do mercado de buscas da Europa, disse que tinha recebido mais de 90 mil pedidos e aceito mais da metade desde que o principal Tribunal da União Europeia decidiu pela remoção de resultados se a informação for "inadequada, irrelevante ou não mais relevante".

Enquanto isso, reguladores de proteção de dados dos países europeus, que devem se reunir em 15 de setembro, estão trabalhando em orientações para os motores de busca, que também incluem Microsoft e Yahoo, para garantir que os pedidos serão tratados de forma consistente.

Organizações céticas com o Google

Isabelle Falque-Pierrotin, que lidera a organização que fiscaliza as regras de privacidade da França e o grupo WP29 das autoridades de proteção de dados nacionais da União Europeia, disse na sexta-feira que estava cética quanto à iniciativa do Google.

Isabelle descreveu como parte de uma "guerra de relações públicas" sobre uma questão que era importante para a estratégia de negócios da empresa.

Se o sistema de buscas recusa o pedido de uma pessoa, ele ou ela tem o direito de apelar para o regulador nacional de proteção de dados. Cerca de 90 desses recursos foram arquivados na Grã-Bretanha, 70 na Espanha, 20 na França e 13 na Irlanda.

Saiba quem são os bilionários da tecnologia Saiba quem são os bilionários da tecnologia

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade