PUBLICIDADE

Em crise, Facebook lança carteira digital para criptomoedas

Em meio a uma enorme crise, o Facebook decide lançar uma carteira digital. Mas sofre críticas de todos os lados.

26 out 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Mark Zuckerberg definitivamente não está vivendo seus melhores dias
Mark Zuckerberg definitivamente não está vivendo seus melhores dias
Foto: DonkeyHotey / VisualHunt

Enquanto enfrenta a maior crise desde o lançamento, com denúncias de omissão de proteção de conteúdo, incitação a discursos de ódio e violência pelo mundo, o Facebook lançou uma carteira digital chamada "novi". 

O piloto, como se referiu o chefe de pagamentos da empresa, David Marcus, acontece nos Estados Unidos e na Guatemala por enquanto.

A carteira serve para gerir criptomoedas, mas a rede social decidiu ainda não colocar no mercado a própria cripto, que no princípio se chamaria "libra", mas que após críticas do mercado financeiro foi rebatizada "diem". A carteira para a criptomoeda própria se chamaria "calibra", mas não foi ainda rebatizada.

Reguladores e bancos centrais apontaram sérias preocupações de que o lançamento da "diem" poderia afetar a estabilidade financeira, corroer o controle sobre a política monetária e ameaçar a privacidade dos usuários.

E o mesmo vem acontecendo com a carteira digital em teste nos EUA e Guatemala. Grupo de legisladores dos EUA disse que não se pode confiar no Facebook para gerenciar criptomoedas e pediu que a plataforma interrompesse imediatamente o piloto.

A justificativa do Facebook é que o objetivo ao colocar a carteira em prática primeiro nos EUA e na Guatemala é permitir o envio de dinheiro entre familiares através das fronteiras e ajudar pessoas que "têm sido deixadas de fora do sistema financeiro atual".

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade