1 evento ao vivo

Tablet X-Pro: confira avaliação do gadget da DL e Intel

19 jun 2014
15h03
atualizado em 23/6/2014 às 11h18
  • separator
  • 0
  • comentários

Os tablets representam uma categoria de dispositivos que se aproxima mais dos computadores e que traz uma nova oportunidade de tecnologia mais acessível para todos os tipos de público. Diversas empresas estão apostando em modelos básicos para consumidores das classes C e D, que, muitas vezes, estão comprando seu primeiro dispositivo inteligente.

Testamos o X-Pro, fabricado pela brasileira DL em parceria com a Intel, e vendido no mercado por R$ 299. Este modelo foi o primeiro dessa parceria, lançado em abril. As especificações do aparelho são bastante satisfatórias: tela de sete polegadas, processador Intel Atom dual-core de 1.2 GHz, memória RAM de 1 GB e 8 GB de espaço de armazenamento, que podem ser expandidos com um cartão micro SD. Além disso, o X-Pro roda o sistema Android 4.2.

Ele tem uma navegação fluida na internet e rodou tranquilamente vídeos no YouTube e no Netflix. No entanto, o modelo peca por sua resolução de tela, que é de 1024 x 600 pixels, chamada de WSVGA (Wide Super Video Graphic Array). Ao assistir filmes ou ver fotos, é possível ver os pixels no display, deixando a imagem com baixa qualidade.

As imagens tiradas com o tablet também não terão uma qualidade superior, pois o X-Pro não tem uma câmera traseira, apenas uma frontal de 2 MP, resolução suficiente para chamadas de vídeo. O principal motivo da falta da câmera traseira é o custo, embora a função possa ser um bom atrativo para o consumidor que talvez não tenha um smartphone com uma boa câmera. De qualquer forma, a DL afirma estar preparando uma segunda versão do tablet com esse recurso.

Reforçando o foco no usuário que vai comprar seu primeiro tablet e que não tem um orçamento alto para isso, a DL incluiu a aplicação “DL Ajuda”, um guia que mostra as principais dúvidas e orientações para resolver problemas como travamento no aparelho, conexões, bateria, entre outros. O manual eletrônico também ensina passos básicos de como baixar aplicativos, configurar o Wi-Fi e adicionar contas de e-mail.

É válida a iniciativa da empresa de vender o tablet já com aplicativos populares instalados, úteis tanto para o consumidor de primeira viagem como para os heavy users. São apps como Facebook, Instagram, Skype, Facebook Messenger, Angry Birds e o Kingsoft Office, para criar documentos, apresentações e planilhas.

O design do X-Pro é simples: acabamento de plástico com traseira preta e bordas azuis. A cor das bordas acaba dando um tom infantil para o produto, e as bordas, tomando conta de uma boa parte de espaço que poderia ser usada para uma tela maior. Mas vale lembrar que um acabamento mais refinado e tela maior gerariam mais custo ao produto final. No geral, o modelo é uma boa aquisição somente para quem está comprando seu primeiro tablet. 

 
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade