PUBLICIDADE

Conheça Jonathan Ive, o homem por trás do design da Apple

2 set 2011 - 16h53
Compartilhar

Um dos trunfos da Apple ao longo dos anos, e um dos motivos pelos quais a empresa se tornou famosa, é o design "limpo" e minimalista. Um dos responsáveis por esse sucesso, para não dizer o único, se chama Jonathan Ive, um britânico de 44 anos que trabalha na companhia do CEO Tim Cook há mais de 15 anos.

Jonathan Ive, conhecido como Jony, é o principal designer na companhia
Jonathan Ive, conhecido como Jony, é o principal designer na companhia
Foto: Apple / Divulgação

Ive participou, em conjunto com Steve Jobs, do lançamento dos hoje icônicos no mundo da tecnologia, os iMacs coloridos. Depois disso, Ive ajudou a pensar o iPod, o iPhone e, recentemente, o iPad.

Após a renúncia de Jobs como CEO e a ascensão de Cook ao cargo mais importante da Apple, talvez seja em cima de Ive, que continua sendo vice-presidente sênior da divisão de design da empresa, que caia a maior parcela de pressão e de olhos curiosos à busca de entender o que a Apple guarda para os consumidores agora que o grande líder Jobs se afastou do cargo executivo.

O reconhecimento do trabalho e da visão de Ive chegou até o MoMa, o Museu de Arte Moderna de Nova York, onde tem uma coleção exposta. Paola Antonielli, curadora da divisão de arquitetura e design do MoMa, contou ao site Huffignton Post que desconhece alguém que seja tão admirado e tão amado em termos universais.

"Os produtos hoje precisam tem um design melhor para as pessoas comprarem por causa do que Jony Ive, Steve Jobs e a Apple fizeram", disse a curadora. "De repente as pessoas ficaram acostumadas com a elegância e a beleza, e não tem volta", complementou Antonielli sobre o renomado estilo dos produtos de tecnologia da Apple.

Jonathan Ive cresceu em Londres, na Inglaterra e estudou na escola politécnica de Newscastle, no Reino Unido. Antes de se formar, ele criou uma companhia de design chamada Tangerine. Foi por meio dela que a Apple conheceu o trabalho de Ive e o contratou. Na época, Jobs estava "exilado" da companhia e foi Robert Brummer, então designer sênior da Apple, quem chamou Ive para a empresa.

Em 1997, com a volta de Jobs como CEO da Apple, Ive se tonrou uma espécie de "guru do design" de Jobs. Juntos, eles construíram uma das mais bem-sucedidas parcerias da história. Em 1999, em decorrência do lançameno do iMac, Ive falou em uma entrevista recuperada pelo Huffington Post sobre o então inovador, ao menos no formato, design da máquina. "Nós sabíamos que tínhamos um computador inovador quando o visualizamos, e com o apoio de Jobs nós fomos capazes de fazer isso acontecer", falou Ive.

Hoje, mais de 15 anos depois, o desafio de Ive continua o mesmo: ter a obrigação de fazer produtos que, a cada dia, procurem inovar e transformar máquinas tecnológicas em artigos de luxo com um visual que choque pela beleza, com Steve Jobs ou sem ele.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade